Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Dados do CNJ mostram que MS é o 3º em escuta telefônica

Nadyenka Castro/Campo Grande News - 18 de novembro de 2008 - 16:38

Dados do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) revelam que Mato Grosso do Sul é o terceiro Estado em número escutas telefônicas em curso. Todas com autorização judicial.

Segundo o CNJ, há no Estado 852 telefones monitorados. Em segundo lugar está o Paraná, com 938, e em primeiro, Goiás, com mil.

Segundo o corregedor nacional de Justiça, ministro Gilson Dipp, maior parte das interceptações telefônicas refere-se à investigação sobre o tráfico de drogas e crimes hediondos "e não estão relacionadas a crimes do colarinho branco".


“Os números são infinitamente menores" do que as 400 mil interceptações divulgadas pela CPI dos Grampos. "Desconhecemos a metodologia empregada pelas companhias telefônicas e, por isso, não podemos nos manifestar sobre a diferença entre os números", explicou o corregedor.

Os número divulgados," ao contrário do que se cogitava, não demonstram excesso de utilização desse instrumento tão importante para o combate à criminalidade", explicou o conselheiro José Adonis.

Os números divulgados foram fornecidos pelos cinco tribunais regionais federais e pelos tribunais de Justiça dos Estados, em cumprimento da Resolução nº 59 do CNJ que determinou o envio mensal das solicitações judiciais das interceptações telefônicas.

Não enviaram informações os tribunais dos Estados de Alagoas, Mato Grosso, Paraíba, Tocantins e São Paulo "por não estarem integrados ao Sistema Justiça Aberta", disse o ministro.

SIGA-NOS NO Google News