Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Custos Hospitalares é tema de curso no TCE

25 de agosto de 2005 - 07:18

Capacitar os profissionais da saúde para implantar e operar um sistema de controle dos custos em hospitais é o principal objetivo do Curso de Atualização em Apuração dos Custos Hospitalares, que será realizado de 29 de agosto a 03 de setembro pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), em parceria com as secretarias estadual e municipal de Saúde, Hospital Universitário (HU), Hospital Regional (HR) e Santa Casa de Campo Grande.

Para o presidente do TCE, José Ancelmo dos Santos o sistema de saúde brasileiro necessita se adequar as constantes transformações que vem ocorrendo no mercado. Estas transformações são decorrentes da globalização e da competitividade. A tecnologia, a velocidade da informação, o conhecimento e a otimização dos processos das organizações na saúde pública, devem ser utilizadas como forma de gestão para melhorar o atendimento prestado a sociedade.

Segundo o coordenador da Escoex (Escola Superior de Controle Externo do TCE), Reinaldo Guimarães Campos o curso será dividido em quatro módulos. O primeiro começa nessa segunda-feira (29.08), com 106 profissionais inscritos: (5 do HU; 7 do HR; 7 da Santa Casa; 16 da Sesau; 30 da SES; 4 do Ministério Público Especial e 37 auditores do TCE), divididos em duas turmas (manhã e noite), totalizando 25 horas /aula.

Campos informa que o Tribunal dará início à fiscalização somente após a capacitação dos técnicos, elaboração e implantação de um sistema inicialmente na Santa Casa, e depois nos outros hospitais. A idéia é, num segundo momento propor a implantação deste sistema em todo o Estado.

De acordo com o coordenador do curso, Dr. Germano Gonino Filho o programa deste curso tem como objetivo apresentar conteúdos que proporcionem aos participantes a possibilidade de analisar, discutir e fixar os conceitos, princípios e técnicas de apuração e custos na gestão hospitalar, visando controlar custos, planejar, tomar decisão e melhorar a qualidade dos serviços.

Nessa terça-feira (23.08), os representantes dos órgãos e instituições envolvidas – Salim Cheade (Sesau); Robson Sanches (HU); Paulo Ortiz (HR); Rogério Mello (HR); Regina Furlanetti (Sesau); Germano Gonino e Reinaldo Campos (TCE) concluíram os preparativos e entendimentos para a realização do curso.



Luiz Junot

SIGA-NOS NO Google News