Cassilândia, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

07/01/2004 13:51

Custo de vida na capital paulista cresce 9,55% em 2003

Flávia Albuquerque/ABr

O Índice do Custo de Vida (ICV) na capital paulista foi de 9,55% em 2003, de acordo com o cálculo realizado pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos). A taxa de 2003 é menor do que a apurada em 2002 (12,93%).

Segundo a coordenadora da pesquisa, Cornélia Nogueira Porto, os maiores aumentos registrados no ano passado foram dos serviços, como telefonia, água, eletricidade e escolas, que tiveram origem nos reajustes contratuais. “Esses reajustes contratuais são baseados em inflações passadas. Como a inflação de 2002 foi bastante elevada, o resultado foi o aumento grande desse tipo de serviço”, explicou Cornélia. Com isso, os produtos que tiveram aumentos elevados em 2002 colaboraram para a queda da inflação em 2003.

A saúde (15,16%) foi responsável por parte da pressão inflacionária, devido ao aumento dos medicamentos e planos de saúde. “Os seguros e convênios, que foram reajustados devido às mudanças na legislação, tiveram aumento em torno de 19%, uma taxa sensivelmente mais alta com relação ao patamar inflacionário abaixo de 10%”, afirmou.

Já a alimentação ficou abaixo da inflação, o que, segundo Cornélia, aconteceu porque grupo sofreu aumentos expressivos no ano de 2002. “Como os aumentos foram grandes no ano de 2002, não houve necessidade de aumentá-los em 2003”, disse.

A expectativa para 2004 é de 5% a 6% contanto que a economia continue nos rumos atuais. Na avaliação da coordenadora, o dólar deve continuar estável, não pressionando os preços dos produtos e serviços.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)