Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

09/06/2005 12:48

Custo da energia empaca crescimento de indústrias

Fernanda Mathias / Campo Grande News

Insumo básico na produção industrial, a energia elétrica tem empacado o crescimento de muitas das cerca de 10 mil indústrias de Mato Grosso do Sul, devido à tarifa elevada, segundo colocaram ontem os empresários do setor a representantes da Enersul, Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e Agepan (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos), durante reunião na Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul).
O representante da Aneel, Álvaro Mesquita, apresentou a planilha de custos, explicando que somente 33% do faturamento fica com a empresa, o restante são impostos e gastos com a própria compra de energia. Só o ICMS (Imposto Sobre Circulação de Serviços e Mercadorias) varia de 17% a 25% dependendo do caso.
Além disso, destacou, a densidade de moradores por quilômetro quadrado de rede em Mato Grosso do Sul é de apenas dois clientes, uma das menores do País e fator encarecedor da energia. Mato Grosso do Sul tem 70 mil quilômetros quadrados de rede.
O presidente da Fiems, Alfredo Fernandes, destacou que a energia é custo básico na produção e que a intenção da reunião foi de chamar a atenção do governo e setor empresarial para as dificuldades que o setor industrial têm com as altas tarifas, especialmente em função de tributos. “A Aneel apresentou cálculos e as razões deles. Ficou a nossa posição de dificuldade”, afirma. Questionado se os conflitos na Bolívia não poderão impactar de forma negativa no interesse dos empresários pelo gás natural, Fernandes disse que a questão deve ser analisada com cuidado, mas acha que é momentânea e deve se resolver de forma que contemple todos os interesses.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)