Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

17/05/2010 19:37

Curvelândia produz o maior queijo minas frescal do mundo

24horasnews

O município de Curvelândia, (a 311 km da capital Cuiabá) bateu seu próprio recorde e produziu neste ano o maior queijo minas frescal do mundo pesando 990 kg, superando o do ano passado que pesou 750 kg.

A Festa do queijo nasceu de um protesto de produtores rurais que despejaram na rodovia federal BR 174 mais de 4.000 litros de leite, devido ao baixo preço pago pelo mesmo, neste mesmo protesto nasceu à idéia de fabricar um queijo minas artesanal gigante para ser distribuído a população, este fato ocorreu em 2003, e o primeiro queijo pesou 80 kg.

Em 2006 para garantir a segurança alimentar da população, através de convite da Prefeitura Municipal e comissão organizadora da festa, o Laticínios Rovigo sediado no município a mais de 12 anos, através do seu Diretor Industrial Antonio Bornelli Filho, passou a produzir junto com seus colaboradores e artesãos do município o maior queijo minas frescal do mundo, superando ano a ano seu próprio Record, pesando 260 kg em 2007; 690 kg 2008; 750 kg 2010 e 900 kg em 2010.
Para produção deste queijo gigante em 2010 foram usados 8.000 mil litros de leite pasteurizado, fermentos e coalho.
De acordo com o secretário de turismo Elias dos Santos e a gerente de turismo Fabiana Bezerra, coordenadores do evento, mais de 5.000 pedaços foram distribuídos para a população presente, em 50 minutos o queijo todo foi distribuído.
Prestigiaram o evento o Presidente da AMM Pedro Ferreira, os deputados estaduais, Sergio Ricardo, Antonio Azambuja, Walace Guimarães, Airton Português, Antonio Brito, e deputados federais Pedro Henry, Valtenir Pereira. Os secretários de estado Vanice Marques da SEDTUR e Jilson Fransico da SEDER parceiros do evento, estiveram visitando o evento.

Para comprovar o peso do queijo estiveram presentes membros do Rank Brasil, que auferiram o peso do queijo entregando para o prefeito municipal Lair Ferreira o Troféu do Maior Queijo Minas Frescal do Mundo.
;“A festa queijo é uma festa do povo mato-grossense, haja vista que foi inserida no calendário estadual de eventos”, frisou o prefeito Lair Ferreira. Aconteceram shows das bandas savana e chama, show regional de Pedro Henrique e Fernando e Show nacional de João Neto e Frederico.

De acordo com a policia militar mais de 40.000 mil pessoas visitaram Curvelândia nos quatro dias de evento, não havendo nenhuma ocorrência registrada, a festividade aconteceu em perfeita harmonia.

Segundo o vice-prefeito Gabriel Frades, a programação cultural da festa do queijo agradou a todos, no domingo aconteceram a cavalgada, motoart e acrobacias, final da copa do queijo e o concurso gastronômico do queijo.

Os coordenadores do evento Elias dos Santos e Fabiana Bezerra agradeceram a todos os colaboradores, visto que a realização desta grandiosa festa aconteceu com sucesso devido as parcerias com as secretarias de estado (SEDER e SEDTUR), Governo Federal através do Ministério do Turismo, empresas patrocinadoras, apoio de parlamentares federais e estaduais e principalmente do Laticínios Rovigo, na pessoa do senhor Antonio Bornelli, responsável pela confecção do queijo gigante de 990 kg.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)