Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Curso quer evitar desperdício de remédio na rede pública

Fernanda Mathias/Campo Grande News - 28 de outubro de 2008 - 10:22

O CRF (Conselho Regional de Farmácia) realiza amanhã e depois curso de capacitação voltado a farmacêuticos que atuam na rede pública para orientar a correta adesão ao tratamento medicamentoso e com isso evitar o desperdício de remédios.

Segundo a entidade, estudos da OMS (Organização Mundial de Saúde) revelam que 50% das pessoas utilizam os medicamentos de maneira incorreta. A projeção dá margem a uma estimativa de que dos R$ 10 milhões investidos em 2007, na compra de medicamentos para usuários dos serviços públicos de saúde de Campo Grande, R$ 5 milhões podem ter sido desperdiçados.

Esta será a terceira etapa da qualificação, iniciada no fim de 2007, com objetivo de melhorar o atendimento do SUS.

Aproximadamente 100 profissionais deverão participar da capacitação. Para o vice-presidente do CRF/MS, que atua na rede pública de saúde, Wilson Hiroshi, a qualificação tem sido muito importante para os profissionais. No curso, os farmacêuticos analisam casos e trocam experiências vivenciadas no dia-a-dia daqueles que trabalham em unidades públicas.

“Da maneira como está hoje o paciente é atendido por uma janelinha, sem privacidade. Basta ir a um posto de saúde e constatar que falta humanização”, revela Hiroshi em relação à situação da maioria das unidades de saúde.

Serviço – O curso será realizado na Semed (Secretaria Municipal de Educação), na Rua Onicieto Severo Monteiro, 460, Vila Margarida.

SIGA-NOS NO Google News