Cassilândia, Sexta-feira, 18 de Agosto de 2017

Últimas Notícias

15/04/2009 19:57

Curso de Música da UFMS: palestras para o Dia da Voz

João Humberto

Nesta quinta-feira, dia 16 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Voz e em alusão à comemoração, o curso de Música da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) promoverá um ciclo de palestras sobre a importância da voz, principalmente no canto. O evento começa a partir das 16h e será realizado no anfiteatro do CCHS (Centro de Ciências Humanas e Sociais).



A coordenadora da programação, professora Ana Lúcia Gaborim, que leciona a disciplina de regência coral no curso de Música, explica que até mesmo uma triagem vocal será realizada ao término das palestras, a partir das 20h, com a fonoaudióloga Patrícia Fonseca.



A programação da UFMS tem como base a Campanha Nacional da Voz, coordenada pela ABLV (Academia Brasileira de Laringologia e Voz), que neste ano traz uma série de ações em todo o Brasil. Os médicos ligados à Academia, em todo o território nacional, se organizam para promover atendimentos e palestras informativas sobre as realizações da Campanha e a preocupação com o aparelho vocal.



O evento começa com uma aula padrão da ABLV, procedida pela palestra “Prática Coral – Por quê cantar?”, das 16h30 às 18h, ministrada pelos professores Ana Lúcia Gaborim; Manoel Rasslan, que também é regente titular do Coral UFMS e Cinara Baccili.



Após a palestra do trio de professores, a professora de canto Cristina Passos falará sobre “O profissional da voz: cantor e cantora”. Uma hora depois, para palestrar sobre “Classificação Vocal”, é a vez da professora de canto Edineide Dias, que também é diretora da Escola de Música Cant’arte.



A saúde vocal será tema da palestra do médico Pedro Ricardo Dias, da Clínica Falarte, às 20h. Depois a professora Clarice Maciel, diretora da Escola Arte Viva, vai abordar a “Pedagogia Vocal”.



Às 22h o evento termina com a apresentação do coral dos acadêmicos de Música da UFMS. A programação é gratuita e direcionada a acadêmicos da instituição e quaisquer pessoas interessadas no tema.


Programa – O programa da ABLV, criado há 10 por médicos da entidade, é fruto de uma preocupação em comum: o câncer de laringe, que na época causava 8 mil óbitos por ano. Desde então, a campanha atende e orienta cerca de 40 mil pessoas em cada edição, número que só não é maior porque muitas pessoas ainda desconhecem a importância dos cuidados com a voz. Algumas doenças como o próprio câncer de laringe, pólipos, nódulos, rouquidão e laringite podem ser evitadas com o diagnóstico precoce.



Especificamente na área da música, a maior preocupação de regentes de corais e professores de canto é a saúde vocal dos alunos. Por isso é que esses profissionais buscam orientar de forma sólida o uso adequado e consciente da voz, na formação de músicos e educadores musicais.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 17 de Agosto de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 16 de Agosto de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)