Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Curso de Música da UFMS: palestras para o Dia da Voz

João Humberto - 15 de abril de 2009 - 19:57

Nesta quinta-feira, dia 16 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Voz e em alusão à comemoração, o curso de Música da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) promoverá um ciclo de palestras sobre a importância da voz, principalmente no canto. O evento começa a partir das 16h e será realizado no anfiteatro do CCHS (Centro de Ciências Humanas e Sociais).



A coordenadora da programação, professora Ana Lúcia Gaborim, que leciona a disciplina de regência coral no curso de Música, explica que até mesmo uma triagem vocal será realizada ao término das palestras, a partir das 20h, com a fonoaudióloga Patrícia Fonseca.



A programação da UFMS tem como base a Campanha Nacional da Voz, coordenada pela ABLV (Academia Brasileira de Laringologia e Voz), que neste ano traz uma série de ações em todo o Brasil. Os médicos ligados à Academia, em todo o território nacional, se organizam para promover atendimentos e palestras informativas sobre as realizações da Campanha e a preocupação com o aparelho vocal.



O evento começa com uma aula padrão da ABLV, procedida pela palestra “Prática Coral – Por quê cantar?”, das 16h30 às 18h, ministrada pelos professores Ana Lúcia Gaborim; Manoel Rasslan, que também é regente titular do Coral UFMS e Cinara Baccili.



Após a palestra do trio de professores, a professora de canto Cristina Passos falará sobre “O profissional da voz: cantor e cantora”. Uma hora depois, para palestrar sobre “Classificação Vocal”, é a vez da professora de canto Edineide Dias, que também é diretora da Escola de Música Cant’arte.



A saúde vocal será tema da palestra do médico Pedro Ricardo Dias, da Clínica Falarte, às 20h. Depois a professora Clarice Maciel, diretora da Escola Arte Viva, vai abordar a “Pedagogia Vocal”.



Às 22h o evento termina com a apresentação do coral dos acadêmicos de Música da UFMS. A programação é gratuita e direcionada a acadêmicos da instituição e quaisquer pessoas interessadas no tema.


Programa – O programa da ABLV, criado há 10 por médicos da entidade, é fruto de uma preocupação em comum: o câncer de laringe, que na época causava 8 mil óbitos por ano. Desde então, a campanha atende e orienta cerca de 40 mil pessoas em cada edição, número que só não é maior porque muitas pessoas ainda desconhecem a importância dos cuidados com a voz. Algumas doenças como o próprio câncer de laringe, pólipos, nódulos, rouquidão e laringite podem ser evitadas com o diagnóstico precoce.



Especificamente na área da música, a maior preocupação de regentes de corais e professores de canto é a saúde vocal dos alunos. Por isso é que esses profissionais buscam orientar de forma sólida o uso adequado e consciente da voz, na formação de músicos e educadores musicais.

SIGA-NOS NO Google News