Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

15/04/2009 19:57

Curso de Música da UFMS: palestras para o Dia da Voz

João Humberto

Nesta quinta-feira, dia 16 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Voz e em alusão à comemoração, o curso de Música da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) promoverá um ciclo de palestras sobre a importância da voz, principalmente no canto. O evento começa a partir das 16h e será realizado no anfiteatro do CCHS (Centro de Ciências Humanas e Sociais).



A coordenadora da programação, professora Ana Lúcia Gaborim, que leciona a disciplina de regência coral no curso de Música, explica que até mesmo uma triagem vocal será realizada ao término das palestras, a partir das 20h, com a fonoaudióloga Patrícia Fonseca.



A programação da UFMS tem como base a Campanha Nacional da Voz, coordenada pela ABLV (Academia Brasileira de Laringologia e Voz), que neste ano traz uma série de ações em todo o Brasil. Os médicos ligados à Academia, em todo o território nacional, se organizam para promover atendimentos e palestras informativas sobre as realizações da Campanha e a preocupação com o aparelho vocal.



O evento começa com uma aula padrão da ABLV, procedida pela palestra “Prática Coral – Por quê cantar?”, das 16h30 às 18h, ministrada pelos professores Ana Lúcia Gaborim; Manoel Rasslan, que também é regente titular do Coral UFMS e Cinara Baccili.



Após a palestra do trio de professores, a professora de canto Cristina Passos falará sobre “O profissional da voz: cantor e cantora”. Uma hora depois, para palestrar sobre “Classificação Vocal”, é a vez da professora de canto Edineide Dias, que também é diretora da Escola de Música Cant’arte.



A saúde vocal será tema da palestra do médico Pedro Ricardo Dias, da Clínica Falarte, às 20h. Depois a professora Clarice Maciel, diretora da Escola Arte Viva, vai abordar a “Pedagogia Vocal”.



Às 22h o evento termina com a apresentação do coral dos acadêmicos de Música da UFMS. A programação é gratuita e direcionada a acadêmicos da instituição e quaisquer pessoas interessadas no tema.


Programa – O programa da ABLV, criado há 10 por médicos da entidade, é fruto de uma preocupação em comum: o câncer de laringe, que na época causava 8 mil óbitos por ano. Desde então, a campanha atende e orienta cerca de 40 mil pessoas em cada edição, número que só não é maior porque muitas pessoas ainda desconhecem a importância dos cuidados com a voz. Algumas doenças como o próprio câncer de laringe, pólipos, nódulos, rouquidão e laringite podem ser evitadas com o diagnóstico precoce.



Especificamente na área da música, a maior preocupação de regentes de corais e professores de canto é a saúde vocal dos alunos. Por isso é que esses profissionais buscam orientar de forma sólida o uso adequado e consciente da voz, na formação de músicos e educadores musicais.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)