Cassilândia, Terça-feira, 22 de Maio de 2018

Últimas Notícias

23/07/2009 11:16

Curso de engenharia física da UEMS é o segundo do país

UEMS

Acaba de ser aprovada na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), a abertura do curso de engenharia física, que será ofertado na unidade de Dourados já no vestibular deste ano.

O curso, com duração de cinco anos, figura-se como o segundo curso de engenharia física do país, já que, atualmente, existe apenas um em funcionamento, desde 2000, que é o da Universidade Federal de São Carlos. Outros quatro estão em discussão para implantação, sendo eles das universidades Federal do Rio Grande do Sul, Federal de Santa Catarina, Federal do Pará e Instituto Tecnológico da Aeronáutica.

De acordo com o professor Luís Humberto da Cunha Andrade, o curso se estrutura em consonância com as iniciativas do governo federal de ampliar os pólos industriais para outras regiões do país, que hoje se encontram mais concentrados nas regiões sul e sudeste, trazendo contribuições para o desenvolvimento tecnológico do Estado de Mato Grosso do Sul. “Desta forma, oferece aos estudantes sul-mato-grossenses a possibilidade de formação profissional em uma carreira científica ou tecnológica, sem a necessidade de migrar para os grandes centros, além de atrair estudantes de outros estados”, ressalta o professor.

A proposta do curso é atuar em consonância com as demandas de preservação da fauna e flora regionais, ao mesmo tempo em que propõe impulsionar o crescimento do Estado a partir do desenvolvimento de recursos energéticos que o sustente. “A carência de energia elétrica é atualmente o principal obstáculo para a instalação de indústrias sendo que a maior parte da eletricidade que o estado consome é comprada de fora, especialmente de São Paulo”, destaca o documento que propôs a criação do curso.

O profissional de Engenharia Física possuirá subsídios suficientes para se inserir na solução de problemas e análise de cenários no que diz respeito desde a preservação ambiental, planejamento energético e industrial até a sustentabilidade desse equacionamento.

Além disso, o profissional deve ser apto não somente a resolver questões técnicas do ponto de vista da engenharia, como também atuar na gestão e planejamento nas áreas de saneamento básico, abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e disposição final de resíduos sólidos. Sua competência também deve possibilitar a permear suas ações em órgãos governamentais e centros de Pesquisa de alta tecnologia na área de materiais avançados, tarefas relacionadas a padronização, controle de qualidade de produtos, metrologia, gestão e organização da produção, investigação e desenvolvimento de novos produtos e funções de gerenciamento em empresas de serviços e consultoria.

Para a primeira turma, que entrará no vestibular deste ano, serão oferecidas 40 vagas, sendo que em 2011, a quantidade de vagas será de 50.
--


Maria Alice Campagnoli Otre
Assessoria de Imprensa - UEMS

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 22 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Segunda, 21 de Maio de 2018
10:00
Receita do dia
Domingo, 20 de Maio de 2018
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)