Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

23/07/2009 11:16

Curso de engenharia física da UEMS é o segundo do país

UEMS

Acaba de ser aprovada na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), a abertura do curso de engenharia física, que será ofertado na unidade de Dourados já no vestibular deste ano.

O curso, com duração de cinco anos, figura-se como o segundo curso de engenharia física do país, já que, atualmente, existe apenas um em funcionamento, desde 2000, que é o da Universidade Federal de São Carlos. Outros quatro estão em discussão para implantação, sendo eles das universidades Federal do Rio Grande do Sul, Federal de Santa Catarina, Federal do Pará e Instituto Tecnológico da Aeronáutica.

De acordo com o professor Luís Humberto da Cunha Andrade, o curso se estrutura em consonância com as iniciativas do governo federal de ampliar os pólos industriais para outras regiões do país, que hoje se encontram mais concentrados nas regiões sul e sudeste, trazendo contribuições para o desenvolvimento tecnológico do Estado de Mato Grosso do Sul. “Desta forma, oferece aos estudantes sul-mato-grossenses a possibilidade de formação profissional em uma carreira científica ou tecnológica, sem a necessidade de migrar para os grandes centros, além de atrair estudantes de outros estados”, ressalta o professor.

A proposta do curso é atuar em consonância com as demandas de preservação da fauna e flora regionais, ao mesmo tempo em que propõe impulsionar o crescimento do Estado a partir do desenvolvimento de recursos energéticos que o sustente. “A carência de energia elétrica é atualmente o principal obstáculo para a instalação de indústrias sendo que a maior parte da eletricidade que o estado consome é comprada de fora, especialmente de São Paulo”, destaca o documento que propôs a criação do curso.

O profissional de Engenharia Física possuirá subsídios suficientes para se inserir na solução de problemas e análise de cenários no que diz respeito desde a preservação ambiental, planejamento energético e industrial até a sustentabilidade desse equacionamento.

Além disso, o profissional deve ser apto não somente a resolver questões técnicas do ponto de vista da engenharia, como também atuar na gestão e planejamento nas áreas de saneamento básico, abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e disposição final de resíduos sólidos. Sua competência também deve possibilitar a permear suas ações em órgãos governamentais e centros de Pesquisa de alta tecnologia na área de materiais avançados, tarefas relacionadas a padronização, controle de qualidade de produtos, metrologia, gestão e organização da produção, investigação e desenvolvimento de novos produtos e funções de gerenciamento em empresas de serviços e consultoria.

Para a primeira turma, que entrará no vestibular deste ano, serão oferecidas 40 vagas, sendo que em 2011, a quantidade de vagas será de 50.
--


Maria Alice Campagnoli Otre
Assessoria de Imprensa - UEMS

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)