Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

04/03/2005 08:38

Curso à distância para formar técnicos nos municípios

ABr

Estarão abertas até o próximo dia 25 as inscrições para o I Curso de Capacitação em Defesa Civil à Distância. Promovido pela Secretaria Nacional de Defesa Sivil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o curso terá a participação de representantes de 1.902 municípios.

Segundo o secretário da Sedec, coronel Jorge Pimentel, o curso vai formar agentes municipais de defesa civil com o objetivo de enfrentar desastres humanos e naturais e colaborar com a instalação de coordenadorias municipais de defesa (Comdec). "É importante que a comunidade e o governo municipal estejam conscientes da necessidade de um órgão que possa trabalhar para a segurança da coletividade", afirmou Pimentel.

Com início previsto para 2 de maio, o curso será gratuito e durará 30 dias. O participante receberá um livro-texto, uma fita de vídeo e um manual que o orientarão sobre como se comunicar, por fax ou internet, com os tutores do curso, os quais, de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas, estarão prontos para esclarecer todas as dúvidas. Os participantes também participarão de duas videoconferências. Para receber o certificado de conclusão do curso, o aluno deverá redigir e apresentar um trabalho sobre a defesa civil.

O curso de Capacitação em Defesa Civil à Distância foi a criado com base na experiência do Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que conseguiu capacitar pessoas e organizar núcleos de defesa civil em todos os municípios do estado. "As distâncias entre alguns municípios e as capitais, na maioria das vezes, é muito grande e isso dificulta o deslocamento de um professor. A educação à distância é a solução para implementar órgãos de defesa civil em um país do tamanho do Brasil", disse o diretor do Departamento de Minimização de Desastres da secretaria, Paulo Góes.

A Sedec está investindo R$ 388 mil na realização do curso, que será repetido no segundo semestre. O objetivo da secretaria é instalar, até o final deste ano, coordenadorias de defesa civil em todos os municípios brasileiros. Hoje, 3.664 dos 5.566 municípios já têm estrutura de defesa civil. "O maior problema na criação das coordenadorias municipais é a falta de recursos humanos bem preparados, bem treinados para administrar e aplicar os recursos existentes. De nada valerão recursos financeiros e materiais se as pessoas não sabem usá-los tecnicamente", disse Jorge Pimentel.

Com informações do Ministério da Integração Nacional.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)