Cassilândia, Quinta-feira, 23 de Fevereiro de 2017

Últimas Notícias

13/03/2007 08:34

Curiosidade: caratê surgiu como técnica de auto-defesa

Eline Santos - Agência do Rádio

Caratê surgiu como técnica de auto-defesa sem armas

Clique aqui para baixar o áudio da matéria
Para fazer o download do arquivo de áudio, clique com o botão direito do mouse e selecione "Salvar Destino Como..."


Roteiro:


Tempo do áudio - 2min18


LOC/REPÓRTER: O caratê é uma da lutas marciais mais populares no Brasil e no mundo. O nome vem da palavra japonesa que significa mãos vazias. A luta nasceu no século 18 em Okinawa, no Japão. Na época, o uso de armas na ilha era proibido. Por isso, os habitantes locais desenvolveram o caratê como técnica de auto-defesa. O maior objetivo é a perfeição do caráter, por meio de treinamento árduo e disciplina rigorosa da mente e do corpo. As primeiras competições só começaram a ser disputadas na década de 50 e as regras do esporte foram definidas nos anos 60. Durante os torneios, todos os golpes, embora fortemente focalizados, devem ser controlados antes do contato. Nos Jogos Pan-americanos, o esporte é disputado desde 1995, quando a competição foi realizada em Mar del Plata, na Argentina e este ano vai compor o quadro de modalidades do Pan do Rio de Janeiro. Segundo o diretor administrativo da Confederação Brasileira de Caratê , Márcio Marques de Oliveira, o objetivo da equipe é conquistar três medalhas de ouro e, para isso, os treinos têm focado os pontos fracos dos atletas.

Segundo o diretor administrativo da Confederação Brasileira de Caratê – Márcio Marques de Oliveira, "é um treino mais bem cuidado tecnicamente, digamos assim, porque o brasileiro tem um biotipo muito indicado para a prática do caratê, mas ele é um pouquinho relaxado quanto à preparação, principalmente a preparação em termos de alimentação, sono e preparação física de ponta. Então, a gente está puxando mais na nutrição, na parte psicológica e na preparação física."

No começo de 2006, 18 caratecas foram selecionados para fazer parte da seleção permanente. Destes, nove serão escolhidos, em maio, para competir nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, em julho deste ano.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 23 de Fevereiro de 2017
Quarta, 22 de Fevereiro de 2017
13:30
Cassilândia
10:00
Receita do dia
Terça, 21 de Fevereiro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)