Cassilândia, Sexta-feira, 02 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

13/03/2007 08:34

Curiosidade: caratê surgiu como técnica de auto-defesa

Eline Santos - Agência do Rádio

Caratê surgiu como técnica de auto-defesa sem armas

Clique aqui para baixar o áudio da matéria
Para fazer o download do arquivo de áudio, clique com o botão direito do mouse e selecione "Salvar Destino Como..."


Roteiro:


Tempo do áudio - 2min18


LOC/REPÓRTER: O caratê é uma da lutas marciais mais populares no Brasil e no mundo. O nome vem da palavra japonesa que significa mãos vazias. A luta nasceu no século 18 em Okinawa, no Japão. Na época, o uso de armas na ilha era proibido. Por isso, os habitantes locais desenvolveram o caratê como técnica de auto-defesa. O maior objetivo é a perfeição do caráter, por meio de treinamento árduo e disciplina rigorosa da mente e do corpo. As primeiras competições só começaram a ser disputadas na década de 50 e as regras do esporte foram definidas nos anos 60. Durante os torneios, todos os golpes, embora fortemente focalizados, devem ser controlados antes do contato. Nos Jogos Pan-americanos, o esporte é disputado desde 1995, quando a competição foi realizada em Mar del Plata, na Argentina e este ano vai compor o quadro de modalidades do Pan do Rio de Janeiro. Segundo o diretor administrativo da Confederação Brasileira de Caratê , Márcio Marques de Oliveira, o objetivo da equipe é conquistar três medalhas de ouro e, para isso, os treinos têm focado os pontos fracos dos atletas.

Segundo o diretor administrativo da Confederação Brasileira de Caratê – Márcio Marques de Oliveira, "é um treino mais bem cuidado tecnicamente, digamos assim, porque o brasileiro tem um biotipo muito indicado para a prática do caratê, mas ele é um pouquinho relaxado quanto à preparação, principalmente a preparação em termos de alimentação, sono e preparação física de ponta. Então, a gente está puxando mais na nutrição, na parte psicológica e na preparação física."

No começo de 2006, 18 caratecas foram selecionados para fazer parte da seleção permanente. Destes, nove serão escolhidos, em maio, para competir nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, em julho deste ano.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Quinta, 01 de Dezembro de 2016
11:00
Mundo Fitness
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)