Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Curiosidade: caratê surgiu como técnica de auto-defesa

Eline Santos - Agência do Rádio - 13 de março de 2007 - 08:34

Caratê surgiu como técnica de auto-defesa sem armas

Clique aqui para baixar o áudio da matéria
Para fazer o download do arquivo de áudio, clique com o botão direito do mouse e selecione "Salvar Destino Como..."


Roteiro:


Tempo do áudio - 2min18


LOC/REPÓRTER: O caratê é uma da lutas marciais mais populares no Brasil e no mundo. O nome vem da palavra japonesa que significa mãos vazias. A luta nasceu no século 18 em Okinawa, no Japão. Na época, o uso de armas na ilha era proibido. Por isso, os habitantes locais desenvolveram o caratê como técnica de auto-defesa. O maior objetivo é a perfeição do caráter, por meio de treinamento árduo e disciplina rigorosa da mente e do corpo. As primeiras competições só começaram a ser disputadas na década de 50 e as regras do esporte foram definidas nos anos 60. Durante os torneios, todos os golpes, embora fortemente focalizados, devem ser controlados antes do contato. Nos Jogos Pan-americanos, o esporte é disputado desde 1995, quando a competição foi realizada em Mar del Plata, na Argentina e este ano vai compor o quadro de modalidades do Pan do Rio de Janeiro. Segundo o diretor administrativo da Confederação Brasileira de Caratê , Márcio Marques de Oliveira, o objetivo da equipe é conquistar três medalhas de ouro e, para isso, os treinos têm focado os pontos fracos dos atletas.

Segundo o diretor administrativo da Confederação Brasileira de Caratê – Márcio Marques de Oliveira, "é um treino mais bem cuidado tecnicamente, digamos assim, porque o brasileiro tem um biotipo muito indicado para a prática do caratê, mas ele é um pouquinho relaxado quanto à preparação, principalmente a preparação em termos de alimentação, sono e preparação física de ponta. Então, a gente está puxando mais na nutrição, na parte psicológica e na preparação física."

No começo de 2006, 18 caratecas foram selecionados para fazer parte da seleção permanente. Destes, nove serão escolhidos, em maio, para competir nos Jogos Pan-americanos do Rio de Janeiro, em julho deste ano.

SIGA-NOS NO Google News