Cassilândia, Sexta-feira, 23 de Junho de 2017

Últimas Notícias

20/04/2009 07:43

Cúpula das América termina com apenas uma assinatura

Roberto Maltchik , EBC

Port of Spain (Trinidad e Tobago) - Sem Cuba e com a crise econômica em segundo plano, não houve acordo para uma declaração final dos 34 chefes de governo na 5ª Cúpula das Américas. Apenas o anfitrião, o premier de Trinidad e Tobago, Patrick Manning, assinou a declaração final da cúpula, negociada pela diplomacia dos países do continente por oito meses.

Ainda assim, Manning avaliou positivamente os três dias de debates. "Nunca antes havia se chegado a um tal espírito de cooperação."

Durante todo o evento, Venezuela e Bolívia ameaçaram boicotar o documento final. No entanto, até o Brasil tinha ressalvas. A principal delas era a ausência da menção aos efeitos da crise internacional sobre as economias menos desenvolvidas. O projeto de declaração estava pontuado por três assuntos: prosperidade humana, segurança energética e sustentabilidade ambiental.

De acordo com o ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim, a própria assinatura do documento era "desnecessária". “Nunca se viu um clima tão amistoso. Não sei por que precisa assinar. Normalmente, isso não acontece”, falou o chanceler um pouco antes do encerramento do encontro.

Na avaliação do presidente Lula, prevaleceram os entendimentos políticos, principalmente a reaproximação dos Estados Unidos com as nações latino americanas.



Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 23 de Junho de 2017
Quinta, 22 de Junho de 2017
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)