Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cúpula da Informação: quem administra a internet?

Daniel Merli/ABr - 10 de junho de 2005 - 06:52

Atualmente, todos os endereços de páginas eletrônicas do mundo são administrados, em última instância, pela Corporação para a Atribuição de Nomes e Números na Internet (Icann, pela sigla em inglês). Trata-se de uma instituição privada sem fins lucrativos, sediada na Califórnia, Estados Unidos.

Ano passado, a administração da internet pela Icann foi criticada durante a Cúpula da Sociedade da Informação, em Genebra. Alguns países exigiram que a rede fosse gerida por uma nova entidade internacional, que seria ligada à Organização das Nações Unidas (ONU). Entre os vários governos que pediram a mudança, estavam China, Brasil, Índia e Quênia.

A Casa Branca foi contra a proposta. Mas acabou sendo aprovado um grupo de trabalho para discutir o assunto. À época, os representantes da sociedade civil comemoraram. ''Infelizmente a proposta de mudança não foi aprovada de imediato, mas não deixa de ser uma pequena vitória, ao obrigar o governo dos EUA a discutir o tema'', afirmou Sally Burch, diretora-executiva da Agência Latino-Americana de Informação e integrante da campanha internacional Direito à Comunicação na Sociedade da Informação (Cris, pela sigla em inglês).

Semana que vem, serão discutidos, em Genebra, os resultados da discussão do grupo de trabalho criado ano passado. Um documento final, com propostas, será encaminhado para a segunda fase da Cúpula Mundial da Sociedade da Informação, que será realizada em novembro deste ano, na Tunísia.

SIGA-NOS NO Google News