Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cupuaçu pode ser usado como substituto do cacau

Kelly Oliveira/ABr - 11 de abril de 2004 - 14:43

O sabor tropical das frutas das Amazônia está ganhando espaço na produção de ovos de chocolate na região. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), os ovos podem ser recheados com bombons de cupuaçu (fruto da família do cacau), açaí e castanha-do-brasil.

O cupuaçu pode ser utilizado como substituto do cacau. O resultado é o cupulate, um produto obtido pela transformação das amêndoas de cupuaçu, patenteado pela Embrapa. De acordo com a estatal o sabor, textura, odor e aparência são semelhantes aos do chocolate. O cupulate pode ser processado em pó, tabletes meio amargo, ao leite e branco. Outra forma de utilizar o cupuaçu é como polpa coberta por calda de chocolate.

Segundo o presidente da Associação dos Pequenos Agrosilvicultores de Rondônia, responsável pelo projeto Reflorestamento Econômico Consorciado e Adensado (Reca), Eugênio Vacaro, os produtores ainda não produzem o cupulate, mas enviam as sementes para os estados de São Paulo e da região do Nordeste. "A semente de cupuaçu é mais barata que a de cacau e tem igual qualidade, por ser um produto da mesma família. É um produto novo, que ainda está ganhando espaço no mercado”, afirma Vacaro.

O Reca está sendo desenvolvido em Rondônia. Cerca de 300 famílias de pequenos agricultores participam do projeto, em que são cultivados 1,5 mil hectares do consórcio castanha, pupunha e cupuaçu para beneficiamento em usina.


SIGA-NOS NO Google News