Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cultivares de capim e mandioca atraem produtores na Agrotecnoleite

Goiás Agora - 26 de maio de 2018 - 07:50

Terminou nesta sexta-feira, dia 25, em Morrinhos , a Agrotecnoleite Complem 2018. A feira reuniu mais de 150 expositores que levaram tecnologias para agricultores e produtores de leite da região. Em sua oitava edição, o evento contou com a parceria da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater-GO).

Em seu estande institucional, a Emater, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Associação para o Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Sementes Forrageiras (Unipasto), apresentou tecnologias de grãos, pastagens, compostagem, combate a carrapatos e construção de fossas sépticas. O cultivo de variedades de mandioca, que tem crescido na região sul, também fou um destaque no estande.

O coordenador da Unidade Regional Sul da Emater, Hernani Lopes Sobrinho, destaca que as variedades de mandioca de mesa IAC 576 e Iapar 19, apresentadas pela Agência, têm como diferencial o fato de terem raízes uniformes e, por isso, terem melhor aceitação no mercado. “Além disso, com o preparo de solo adequado, elas podem chegar a um índice de 30 toneladas por hectares”, informa Sobrinho, que lembra que a média de produção da raiz na região é de 18 toneladas por hectare.

Produtores e visitantes também buscaram informações sobre os capins Zuri, Kurumi e o Quênia no estande da Emater. Hernani Lopes explica que muitos pecuaristas da região realizam a técnica do pastejo rotacionado no manejo do rebanho, o que justifica a alta procura.

Além disso, o plantio consorciado da leguminosa Guandu BRS Mandarin com sorgo BRS 802, também chamou a atenção de produtores. “São sementes de baixo custo. Esse material é usado para produção de silagem, que diminui os custos com a alimentação animal, especialmente para a agricultura familiar ”, destacou o coordenador regional da Emater.

Abertura
O governador de Goiás, José Eliton de Figueirêdo Júnior, e o presidente da Emater, Pedro Arraes, participaram da Abertura da Agrotecnoleite, realizada na última quarta-feira, dia 23. O gestor do executivo estadual destacou a importância do setor agropecuário para a geração de empregos em Goiás e parabenizou a Complem pelo evento, que chega em sua oitava edição com importância cada vez maior.

SIGA-NOS NO Google News