Cassilândia, Sexta-feira, 17 de Novembro de 2017

Últimas Notícias

29/10/2017 11:00

Cuide bem do seu joelho

Gazeta Esportiva

 

A dor nos joelhos é um mal que atinge muitas pessoas, com diversas causas possíveis. Por ser uma articulação fundamental na locomoção, é sobrecarregada, continuamente, fazendo com que suas estruturas sejam comprimidas e tracionadas em diferentes direções.

Entre os fatores que podem acarretar patologias nessa articulação estão as características anatômicas, que podem produzir ângulos favoráveis a desgastes em sua cartilagem; o sobrepeso, que representa um estresse mecânico ampliado sobre os joelhos, acelerando seu desgaste e agravando lesões; e a ação muscular desequilibrada, quando as estruturas articulares estão sujeitas às forças internas geradas pela contração de músculos que exercem tração em diferentes direções, de forma desequilibrada, prejudicando sua estabilização.

Instalada a patologia, o tratamento e o protocolo de fortalecimento a seguir dependem do tipo de lesão ou de desgaste. Por isso, é fundamental procurar a orientação de um educador físico especializado, que trabalhará em parceria com o médico ou o fisioterapeuta, quando necessário.

É preciso cuidar muito bem dos joelhos. Antes de submetê-los às exigências mecânicas com atividades como caminhar, correr, pular, ou outras esportivas e rítmicas, é preciso fortalecer os músculos que lhes dão estrutura. Vale lembrar que uma caminhada sobrecarrega os joelhos em cerca de uma vez e meia o peso corporal, podendo saltar para a proporção de duas vezes e meia durante corridas. E quanto maior o peso, maior a sobrecarga sobre eles.

Por isso, aos mais apressados em perder peso correndo – precipitadamente – na esteira, fica o alerta: há grandes chances de ter que interromper o programa de exercícios com dores e inflamações.

Cristiane Peixoto - Mestre em Educação Física no Envelhecimento pela USP, membro do WTTC Masterminds Team e criadora do Método Águia – desenvolvendo idosos saudáveis.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 17 de Novembro de 2017
10:28
Cassilândia
10:00
Receita do dia
Quinta, 16 de Novembro de 2017
11:00
Mundo Fitness
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)