Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: cuide bem do seu joelho

Mundo Fitness

Gazeta Esportiva - 02 de março de 2022 - 11:00

Mundo Fitness: cuide bem do seu joelho

A dor nos joelhos é um mal que atinge muitas pessoas, com diversas causas possíveis. Por ser uma articulação fundamental na locomoção, é sobrecarregada, continuamente, fazendo com que suas estruturas sejam comprimidas e tracionadas em diferentes direções.

Entre os fatores que podem acarretar patologias nessa articulação estão as características anatômicas, que podem produzir ângulos favoráveis a desgastes em sua cartilagem; o sobrepeso, que representa um estresse mecânico ampliado sobre os joelhos, acelerando seu desgaste e agravando lesões; e a ação muscular desequilibrada, quando as estruturas articulares estão sujeitas às forças internas geradas pela contração de músculos que exercem tração em diferentes direções, de forma desequilibrada, prejudicando sua estabilização.

Instalada a patologia, o tratamento e o protocolo de fortalecimento a seguir dependem do tipo de lesão ou de desgaste. Por isso, é fundamental procurar a orientação de um educador físico especializado, que trabalhará em parceria com o médico ou o fisioterapeuta, quando necessário.

É preciso cuidar muito bem dos joelhos. Antes de submetê-los às exigências mecânicas com atividades como caminhar, correr, pular, ou outras esportivas e rítmicas, é preciso fortalecer os músculos que lhes dão estrutura. Vale lembrar que uma caminhada sobrecarrega os joelhos em cerca de uma vez e meia o peso corporal, podendo saltar para a proporção de duas vezes e meia durante corridas. E quanto maior o peso, maior a sobrecarga sobre eles.

Por isso, aos mais apressados em perder peso correndo – precipitadamente – na esteira, fica o alerta: há grandes chances de ter que interromper o programa de exercícios com dores e inflamações.

Cristiane Peixoto - Mestre em Educação Física no Envelhecimento pela USP, membro do WTTC Masterminds Team e criadora do Método Águia – desenvolvendo idosos saudáveis.

SIGA-NOS NO Google News