Cassilândia, Sexta-feira, 26 de Fevereiro de 2021

Últimas Notícias

12/04/2017 09:00

Cuidados no pós-parto

Hospital Santa Lucinda

Após nove meses de profundas mudanças no corpo da gestante, um dia chega o grande momento: o nascimento do bebê. Todos sabem que a gravidez não é doença e que o parto em algum momento vai acontecer, porém não podemos esquecer que alguns cuidados devem ser tomados após esta ocasião tão especial.

O período logo após o parto é chamado de puerpério, e é o momento onde ocorrem intensas modificações físicas, hormonais e psicológicas em um curto período de tempo. Todos os órgãos se recuperam das alterações ocorridas ao longo da gravidez, com exceção das mamas, que começarão a produzir o leite.

Após um período de 24 a 36 horas as mulheres e seus bebês recebem alta da maternidade, portanto devem tirar todas as dúvidas com seu médico e equipe multiprofissional ainda durante sua permanência no hospital, para que possam ir para suas casas confiantes e seguras.

Independente se o parto foi normal ou cesárea, as puérperas necessitam manter uma alimentação saudável e equilibrada, rica em proteínas (carnes magras, peixes, leite, queijo, ovos e leguminosas como a soja e o feijão). Por outro lado, é recomendável retirar o excesso de açúcar, sal, gordura animal e frituras.

O ideal é que se beba muito líquido, matéria prima para produção do leite, dando preferência para suco de frutas, leite e água, evitando sempre o consumo de bebidas alcoólicas. Não fumar ou utilizar drogas ilícitas, principalmente se estiver amamentando, é outro fator de suma importância.

A mamãe deve usar roupas confortáveis e aconselha-se o uso de sutiã, adequado, proporcionando maior sustentação das mamas, prevenindo flacidez, além de impedir que o “leite empedre”. O uso de cintas não é obrigatório, embora exista o mito de que elas são necessárias.

A secreção genital que as puérperas apresentam chama-se lóquios. Este processo de loquiação é decorrente da cicatrização da área do útero onde estava situada a placenta. No início é vermelha viva (lóquios rubros) e gradativamente vão se tornando mais escuros (fusco) e depois de aproximadamente dez dias tornam-se amarelados (flava), e desaparecem após 6 (seis) semanas. Os lóquios têm cheiro característico, porém não desagradável. Na presença de cheiro forte e desagradável devemos pensar em infecção e o tratamento deve ser administrado por um médico imediatamente.

A automedicação deve ser totalmente proibida nessa fase, podendo levar a sérios riscos tanto para a saúde da mãe quanto para o recém-nascido. Vários medicamentos “passam para o leite” alterando sua quantidade e qualidade. Outro aspecto importante a ser abordado é o da higiene pessoal. A mulher no pós-parto deve redobrar a atenção, tomando banhos diários inclusive lavando os cabelos e trocando o absorvente toda vez que for necessário. O uso de absorventes internos é permitido após a cicatrização da episiotomia (nome dado ao corte feito na região genital para ampliar a passagem do bebê). Tanto a cicatriz de episiotomia quanto a da cesárea devem ser higienizadas com água e sabonete pelo menos uma a duas vezes por dia.

As dores abdominais decorrentes da cesárea e as causadas pela episiotomia desaparecem gradativamente e são controladas com simples analgésicos prescritos no momento da alta hospitalar. Dores mais fortes acompanhadas de vermelhidão e inchaço no local da cicatriz devem ser comunicadas imediatamente ao médico obstetra As relações sexuais podem ser iniciadas, se for de desejo da mulher, após a completa cicatrização das feridas cirúrgicas. Nesta fase o epitélio vaginal está mais fino e a lubrificação vaginal prejudicada, portanto as relações sexuais devem ser mais cuidadosas para que não haja grande desconforto. É importante discutir com o marido ou companheiro a forma mais conveniente para que o casal possa retomar as relações de forma prazerosa para ambos.

No puerpério, as mulheres começam a se preocupar novamente com a silhueta de seu corpo, porém é preciso paciência. A perda de peso imediatamente após o parto, pela saída do recém-nascido, placenta e de líquido amniótico é em torno de 4,5 a 5,0 kg. Outros 1,5 a 2,0 kg adicionais serão perdidos nos próximos 10 dias pela eliminação do líquido retido no organismo ao longo da gravidez. Se houve um ganho de peso excessivo durante a gravidez, é necessário buscar auxílio de um nutricionista para que ele possa estabelecer um cardápio elaborado para cada caso. Os exercícios para combater a flacidez abdominal, assim como a prática de esportes podem ser iniciados 15 dias após parto normal e depois de 60 dias após cesárea.

A alegria da chegada do bebê muitas vezes pode ser substituída por medo, insegurança e ansiedade. Isso é normal, uma vez que a rotina diária da nova mamãe sofre grandes mudanças e as atenções antes voltadas para ela, agora são direcionadas para o bebê. Aos poucos, tudo isso é superado, uma vez que a mamãe vai se acostumando com o bebê e consequentemente se torna mais tranquila para cuidar dele. Porém, se insegurança, irritabilidade, choro frequente, falta de interesse e tristeza impedirem que a mãe cuide de seu bebê, o médico deve ser avisado, pois podem ser sintomas de depressão puerperal, situação que exige tratamento.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 26 de Fevereiro de 2021
Quinta, 25 de Fevereiro de 2021
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)