Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

18/12/2010 10:13

Cuidados na compra de carros seminovos previnem problemas, orienta Defurv

Guilherme Baroli , noticias ms

Campo Grande (MS) – O acréscimo do décimo terceiro nas contas bancárias dos assalariados ajuda na compra de presentes e no pagamentos de contas. E com período de férias se aproximando, muitos optam em investir na troca de veículo.



Para evitar dores de cabeça após o negócio, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio da Polícia Civil, alerta para cuidados que devem ser tomados antes da compra de carros usados. O motivo é que pode haver o risco de serem produto de roubo, furto ou adulteração e assim causar problemas futuros ao comprador.



Uma das medidas de precaução é conhecer o vendedor ou o estabelecimento de revenda. “O comprador deve estar atento à procedência do veículo, mas principalmente, antes de efetuar a compra é importante que o consumidor faça a checagem do veículo junto ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MS), para a verificação da placa e documentação”, orienta o delegado Geraldo Marinho Barbosa, da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (Defurv).



Para a conferência dos dados do veículo, basta visitar o site do Detran, informando a numeração da placa e o Renavan, para o acesso às informações básicas do veículo. Em caso de necessidade de uma averiguação mais completa, como verificar o número de chassi ou de possíveis adulterações, o Detran também disponibiliza a vistoria gratuita.



Essa vistoria também é oferecida em empresas especializadas que verificam avarias, cobrando pelo serviço. A avaliação informa também o estado do veículo (se foi batido), que traz uma garantia a mais de qualidade porque, em alguns casos, de carros recuperados de grandes batidas, as seguradoras não aceitam o bem para o benefício do seguro.



De acordo com o delegado Marinho, a verificação ainda previne a compra de um carro que pode ter sido adulterado ou que tenha alguma ocorrência de busca e apreensão em outras localidades. “Nestes casos o veículo é apreendido e o comprador é quem fica com o prejuízo”, salienta o delegado. Daí então a importância de conhecer a origem do produto e saber se é de procedência ilícita. O delegado lembra ainda que o contrato de compra e venda, que não é obrigatório na transação, também serve como uma garantia para o comprador, em casos de veículo ilícito, para que não fique com a culpa do crime cometido. Outra forma é uma notificação de compra junto ao Detran, mesmo antes que o bem seja transferido de nome do proprietário.



Cerca de 90% dos veículos com algum tipo de adulteração de dados encaminhados à Defurv são provenientes de apreensões feitas pelo Detran. A pena para o crime de adulteração de veículo é de três a seis anos de prisão. O cuidado é importante porque, como observa o delegado, “uma simples fita adesiva na placa pode ser o motivo para uma pessoa cumprir pena por adulterar o veículo”.



Reportagem: Rogerio Valdez Gonzalez


Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)