Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

06/10/2008 17:10

Cuidados importantes com a vacinação

A preservação da vida não perdoa descuidos. Quando se fala em vacinas, todo mundo pensa na vacinação das crianças, por meio da qual se busca obter imunidade. No entanto, não é só na infância que as vacinas são necessárias. Jovens, adultos e especialmente pessoas mais velhas precisam estar em dia com o Calendário de Vacinação.

As vacinas foram criadas para ensinar o sistema imunológico a reconhecer agentes agressores que podem provocar doenças e a reagir produzindo anticorpos capazes de combatê-los. Na preparação delas, pode ser utilizado um componente do agente agressor, o próprio agente agressor numa forma atenuada, ou morto, ou outro agente que seja semelhante ao causador da doença. No Brasil, um dos programas de maior sucesso do Ministério da Saúde é o Programa Nacional de Imunizações (PNI).

O PNI visa oferecer todas as vacinas com qualidade a todas as crianças que nascem anualmente no Brasil, tentando alcançar coberturas vacinais de 100% de forma homogênea em todos os municípios do país, além de contribuir para o controle ou erradicação das doenças infecto-contagiosas e imunopreviníveis, tais como a Poliomielite, Sarampo, Difteria, Tétano, Coqueluche, Tuberculose e outras, mediante a imunização sistemática da população.

O programa foi formulado em 1973 e atualmente é parte integrante do Programa da Organização Mundial de Saúde, com o apoio técnico, operacional e financeiro do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e contribuições do Rotary Internacional e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

A informatização do PNI foi desenvolvida pelo DataSUS (Banco de Dados do Sistema Único de Saúde). O Sistema de Informações do PNI (SI-PNI) tem por objetivo possibilitar aos gestores envolvidos no programa, a avaliação do risco quanto à ocorrência de surtos ou epidemias, a partir do registro dos imunos aplicados e quantitativo populacional vacinado, que são agregados por faixa etária, em determinado período de tempo, em uma área geográfica. Por outro lado, possibilita o controle do estoque de imunos, necessário aos administradores que têm a incumbência de programar sua aquisição e distribuição.

A maioria das vacinas é distribuída e aplicada gratuitamente na população brasileira, contudo, outras ainda precisam ser adquiridas por um custo que varia de acordo com a região do país. É o caso, por exemplo, das vacinas contra Pneumonia, Meningite A e C e Hepatite A.

Em Mato Grosso do Sul existe um Centro de Referência para Imuno Biológicos Especiais que atende a uma parcela específica da população do estado que precisa das doses e não têm condições de adquirir a vacina. Para ser atendido pelo Centro é necessário preencher uma série de critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

No dia 9 de agosto (sábado), o ministério lança duas campanhas nacionais de vacinação: a da Rubéola (9 a 13 de agosto) e a 2ª Etapa contra a Poliomielite (“Dia D”).





Portal do Governo do Estado

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)