Cassilândia, Quinta-feira, 23 de Março de 2017

Últimas Notícias

06/10/2008 17:10

Cuidados importantes com a vacinação

A preservação da vida não perdoa descuidos. Quando se fala em vacinas, todo mundo pensa na vacinação das crianças, por meio da qual se busca obter imunidade. No entanto, não é só na infância que as vacinas são necessárias. Jovens, adultos e especialmente pessoas mais velhas precisam estar em dia com o Calendário de Vacinação.

As vacinas foram criadas para ensinar o sistema imunológico a reconhecer agentes agressores que podem provocar doenças e a reagir produzindo anticorpos capazes de combatê-los. Na preparação delas, pode ser utilizado um componente do agente agressor, o próprio agente agressor numa forma atenuada, ou morto, ou outro agente que seja semelhante ao causador da doença. No Brasil, um dos programas de maior sucesso do Ministério da Saúde é o Programa Nacional de Imunizações (PNI).

O PNI visa oferecer todas as vacinas com qualidade a todas as crianças que nascem anualmente no Brasil, tentando alcançar coberturas vacinais de 100% de forma homogênea em todos os municípios do país, além de contribuir para o controle ou erradicação das doenças infecto-contagiosas e imunopreviníveis, tais como a Poliomielite, Sarampo, Difteria, Tétano, Coqueluche, Tuberculose e outras, mediante a imunização sistemática da população.

O programa foi formulado em 1973 e atualmente é parte integrante do Programa da Organização Mundial de Saúde, com o apoio técnico, operacional e financeiro do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e contribuições do Rotary Internacional e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

A informatização do PNI foi desenvolvida pelo DataSUS (Banco de Dados do Sistema Único de Saúde). O Sistema de Informações do PNI (SI-PNI) tem por objetivo possibilitar aos gestores envolvidos no programa, a avaliação do risco quanto à ocorrência de surtos ou epidemias, a partir do registro dos imunos aplicados e quantitativo populacional vacinado, que são agregados por faixa etária, em determinado período de tempo, em uma área geográfica. Por outro lado, possibilita o controle do estoque de imunos, necessário aos administradores que têm a incumbência de programar sua aquisição e distribuição.

A maioria das vacinas é distribuída e aplicada gratuitamente na população brasileira, contudo, outras ainda precisam ser adquiridas por um custo que varia de acordo com a região do país. É o caso, por exemplo, das vacinas contra Pneumonia, Meningite A e C e Hepatite A.

Em Mato Grosso do Sul existe um Centro de Referência para Imuno Biológicos Especiais que atende a uma parcela específica da população do estado que precisa das doses e não têm condições de adquirir a vacina. Para ser atendido pelo Centro é necessário preencher uma série de critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

No dia 9 de agosto (sábado), o ministério lança duas campanhas nacionais de vacinação: a da Rubéola (9 a 13 de agosto) e a 2ª Etapa contra a Poliomielite (“Dia D”).





Portal do Governo do Estado

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 23 de Março de 2017
10:00
Receita do dia
Quarta, 22 de Março de 2017
21:53
Cassilândia
20:41
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)