Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

11/08/2016 16:00

Cuidados com os olhos devem aumentar na Terceira Idade

EPharma Notícias

O sentido da visão permite às pessoas um maior contato com o mundo. Para o idoso, o sentido da visão ganha exponencial importância em seu dia-a-dia, seja no ambiente doméstico, seja principalmente no ambiente externo.

Por este motivo, os cuidados com os olhos devem ser tomados como fundamentais, principalmente na Terceira Idade. Muitas doenças que afetam esses órgãos são mais frequentes a partir dos 40 anos de idade. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 80% da população cega no mundo tem mais de 50 anos.

A Catarata, por exemplo, é considerada a maior causa de cegueira tratável, sendo que 85% dos casos acometem as pessoas com idade acima de 50 anos. “Ela se caracteriza por uma progressiva opacidade do cristalino, que é a lente que proporciona a nitidez e a acuracidade do sentido da visão, e que provoca a diminuição da qualidade visão”, explica Dr. Pedro Oliveira, diretor médico da ePharma, empresa líder no mercado de assistência de benefícios farmacêuticos.

Ela pode provocar desde pequenas distorções visuais até a cegueira. “Somente o procedimento cirúrgico recupera a capacidade visual do portador de catarata”, explica o médico. Não há tratamento clínico para os sintomas da catarata, da mesma forma que não há nenhum recurso de cuidado preventivo primário que altere o curso de evolução desta moléstia, mas o tabagismo é considerado como fator que potencializa o processo evolutivo da catarata.

Trata-se de uma condição degenerativa, que pode ser adquirida ou congênita - associada a herança genética de cada indivíduo - e que, uma vez instalado, evolui até a completa perda da transparência - ou como a própria definição da estrutura é identificada: da cristalinidade.

Dr. Pedro Oliveira, destaca ainda os agravos aos portadores de Diabetes. Essas pessoas têm 25 vezes maior risco de perda da visão e, segundo a OMS, a retinopatia diabética atinge mais de 75% dos pacientes que têm Diabetes há mais de 20 anos. “Esses pacientes precisam cumprir controle regular pelo oftalmologista e seguir rigorosamente o tratamento médico”, orienta o especialista.

O Glaucoma é outra doença ocular que pode levar à cegueira e a fase crônica atinge principalmente pessoas acima de 35 anos de idade. Ela é diagnosticada como uma lesão no nervo óptico, reduzindo o campo visual e vem acompanhada de pressão intraocular elevada na maioria dos diagnósticos. “O tratamento com colírios atende a maioria dos casos. Mas, em outros, pode ser necessária a intervenção cirúrgica”, explica Dr. Pedro Oliveira.

A Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) é outra doença que afeta a visão e geralmente é diagnosticada em pacientes a partir dos 60 anos de idade. Segundo o médico, a DMRI afeta a área central da retina e com danos irreversíveis para o paciente: “O diagnóstico precoce é muito importante nesse caso. Isso ajuda a controlar os efeitos da doença”.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)