Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

01/11/2004 15:30

Cuidados com o pé na corrida de aventura são fundamentai

Agência Notisa – jornalismo científico - science journalism

Muito preparo físico e psicológico, além de muito senso de grupo. Esses são os requisitos básicos para se participar de uma corrida de aventura. Entretanto, os desafios que os atletas enfrentam nas mais diferentes paisagens (rios, matas, desertos, gelo) aumentam consideravelmente as chances de uma lesão. “Como na corrida (de aventura) se um componente da equipe desistir, todos são eliminados, alguns atletas não querem desistir mesmo apresentando uma fratura exposta, por exemplo”, afirmou André Pedrinelli, durante o 36º Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia.

A corrida, que vem se popularizando em todo o mundo desde seu surgimento na década de 80, na Nova Zelândia, é um esporte do qual participam pessoas de ambos os sexos, divididas em grupos, que devem realizar tarefas específicas no menor tempo possível. A modalidade é praticada em lugares inóspitos que ofereçem contato direto com a natureza e diversos tipo de desafio, como rios, montanhas, florestas e neve.

Segundo Pedrinelli, entre os principais tipos de lesão está a fascite plantar, que atinge cerca de 10% dos praticantes do esporte. “Problemas relacionados aos pés são os que geralmente eliminam os participantes”, afirmou. A enfermidade consiste na inflamação da fáscia plantar, uma estrutura fibrosa espessa, localizada na planta do pé, que se estende do osso do calcanhar até os dedos. “As principais causas da fascite são a troca de atividade, o alongamento inadequado, o aumento de peso, o aumento súbito da atividade, biomecânica alterada do pé e torção tibial excessiva”, explicou.

O pesquisador disse que os calçados utilizados também colaboram e aumentam os riscos em relação a outros tipos de corredores. “Os maratonistas, por exemplo, usam tênis especiais que diminuem o impacto no solo. Eles (os participantes da corrida de aventura) usam uma espécie de ‘botinha’, muito dura”, explica e acresenta que “andar em trilhas planas, com calçados confortáveis e secos, quem conhece a corrida de aventura sabe que esta não é uma realidade para seus participantes”. Segundo Pedrinelli, a idade é um fator a mais de preocupação: “é muito comum pessoas com mais idade participarem desse esporte. E com a idade, sempre aumentam as chances de lesão”.

Pedrinelli citou também alguns dos sintomas mais comuns da fascite plantar: dor na região plantar medial (meio da planta do pé), no calcâneo e no pé ao dar os primeiros passos pela manhã. O tratamento, segundo ele, consiste na administração de anti-inflamatórios e analgésicos, alongamento, crioterapia (estimulação através do resfriamento de uma região do corpo) após a atividade, utilização de calçados que absorvam melhor o impacto com palmilhas que elevem o salto e massagem profunda local, além do tratamento cirúrgico.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)