Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cuidados com a dieta bovina diminuem confinamento

Portal Dia de Campo/Kamila Pitombeira - 15 de março de 2011 - 09:06

A suplementação no pasto, antecipando o confinamento, é o primeiro passo pata garantir alta produtividade aos pecuaristas. Segundo Lauriston Bertelli, diretor técnico da Premix, bons resultados são alcançados ao adotar uma dieta mais arrojada, como uma suplementação energética ou protéica, selecionando meio quilo ou um quilo de suplemento por animal em pastejo ao dia.

– Isso condiciona os animais a entrar melhor no confinamento. Eles vão aceitar melhor o manejo de cocho e o alimento, além de já entrar no confinamento mais pesados – garante.

De acordo com Bertelli, o ideal é fazer uma suplementação protéico-energética enriquecida com minerais no pré-confinamento. Deve-se usar até um quilo de suplemento contendo fontes protéicas, de nitrogênio e de energia, como milho, sorgo e farelos energéticos.

– Isso faz com que o rúmen esteja preparado para receber uma dieta mais concentrada no confinamento. Além disso, essa dieta deve ser servida diariamente em cochos de 20 a 30 centímetros por animal, para que eles tenham acesso ao suplemento, preferencialmente nos horários em que não estão pastejando – explica.

Lauriston diz que, com esse programa intensivo de suplementação aditivada, o produtor consegue aumentar até 350 gramas a mais o ganho de peso diário da pastagem.

– Se o produtor tem uma pastagem que oferece qualidade para ganho de 600 gramas por dia, isso salta para 800 ou 900 gramas por dia. E quanto antes a suplementação começar no pasto, menos tempo a animal fica em confinamento, o que gera uma economia muito grande.

O diretor afirma que a demanda de carne será grande nesse ano e que o confinamento ficará um pouco mais caro. Portanto, o programa de preparo prévio é a alternativa ideal para se ganhar mais dinheiro, com um investimento de 50 a 70 centavos por dia.

– Além disso, não se deve deixar de lado também a questão sanitária. O básico, como vermifugações e devidas vacinações, devem ser feitos.

Para mais informações, basta entrar em contato com a Premix através do número (16) 3145-9500.

SIGA-NOS NO Google News