Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 20 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

CUIDADO: veja com o quê!

Bruna Girotto - 12 de janeiro de 2010 - 12:43

Se eu tivesse escrito um título do tipo "A dengue aumenta no MS", dificilmente você clicaria para ler a matéria. É porque você está cansado de ouvir e ler sobre a dengue, né? Mas, será que você está tomando toda atenção necessária para evitar o acúmulo de água, contribuindo para a multiplicação do mosquisto Aedes aegypti?

Agora, tire dois minutos do seu tempo e dê uma volta pela sua residência ou por seu trabalho. Vamos, mexa-se: no quintal, olhe se não tem caixa d`água aberta, pratinho de vaso com água, um papel de bala jogado no chão que acumulou água. Sim, tudo isso pode ser um criadouro da dengue. Quando visitar um amigo, um parente, convide-o a passear pela casa e verificar se não há focos do mosquito.

Vamos deixar Cassilândia fora das estatísticas. O que acha? Quem teve dengue, sabe do que estou escrevendo: é febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo e dor nos ossos e articulações. Ai ai ai, melhor não repetir a dose, não é?

Se, ao ler esta matéria, você estiver com esses sintomas, não tome medicamentos, porque pode piorar. Só o médico saberá qual o remédio irá ajudá-lo a passar pela doença. Se você já está com suspeita de dengue e começou a apresentar dores abdominais, vômitos e qualquer tipo de sangramento (principalmente no 3º ou 4º dia do início desses sintomas) deve retornar imediatamente à unidade de saúde porque esses são indícios da evolução da dengue para a forma grave.

Para pensar: a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que até o momento, oito municípios encontram-se em situação de risco, devido a incidência (por 100 mil/habitantes) de casos. São eles: Anastácio (1184,69), Aquidauana (715,67), Bodoquena (5354,16), Jardim (2780,08), Nioaque (1682,17), Pedro Gomes (4585,33), Porto Murtinho (2067,23) e Rio Brilhante (1282,92). Na capital, algumas áreas apresentam surtos da doença, mas a taxa de incidência está em 437,03.

O meu papel não é assustar, a doença por si só, assusta. Por isso, vamos lutar todos para combater a dengue. Não se canse, vamos lutar sempre contra a dengue!

SIGA-NOS NO Google News