Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: cuidado com o uso excessivo de tecnologia

Mundo Fitness.

Gazeta Esportiva - 04 de agosto de 2021 - 11:00

Mundo Fitness: cuidado com o uso excessivo de tecnologia

É muito comum observarmos pessoas em pontos de ônibus, metrôs, à mesa e até mesmo andando com os olhos fixos aos smartphones, coladas nas mais diversas redes sociais. Esse vício na tecnologia, entretanto, pode trazer sérios problemas à nossa saúde e merece ser visto com mais cuidado.

Com toda essa tecnologia criada nos últimos anos, temos diminuído as exigências do corpo. A explicação é simples e está diretamente relacionada à questão evolutiva do homem. Seus padrões de peso, estatura e formação física foram desenvolvidos a partir de demandas da pré-história, como caçar e fugir de predadores, o que demandava imensa exigência física. Porém, a medida que a tecnologia nos traz facilidades, diminuímos gradualmente essas exigências e até mesmo a necessidade de movimento. Mas tão ou mais perigoso que usar menos o corpo é utilizá-lo de forma errada.

Dores na coluna, enxaquecas, desvios na postura, flacidez no pescoço e obesidade estão entre os principais problemas causados, por exemplo, pelo uso excessivo de celulares e tablets. Quem fica muito tempo olhando para baixo acaba provocando uma forte compressão das regiões cervical e mandibular, o que afeta diretamente na postura ereta e alinhada da coluna, e traz com consequência os males acima citados.

É claro que não devemos abdicar das maravilhas que a tecnologia nos oferece na palma das mãos. Porém, é possível usufruí-la sem que o corpo e a saúde saiam prejudicados. E, para isso, é preciso ficar bastante atento à postura.

Manter o queixo levemente levantado nesses momentos de interação tecnológica é uma dica simples e eficaz. Procure deixar o maxilar sempre num ângulo de 90 graus em relação ao pescoço. Também busque condicionar seu cérebro a ficar em permanente vigilância com relação à postura, de modo que possa ajustá-la assim que o alerta cerebral indicar alguma falha. Essa educação ergonômica, inclusive, deve ser praticada desde a infância, já que nossos pequenos logo nos primeiros anos de vida já usufruem desse aparato tecnológico.

Obviamente, o tripé – exercícios regulares (que fortaleçam a musculatura cervical), alimentação saudável e descanso – também ajudam na prevenção dos males causados pelo excesso da tecnologia. E, para aqueles mais aficionados, além dessas dicas preventivas, vale uma observação especial: existe vida off-line!!

Cristiano Parente - Professor e Coach de educação física, eleito em 2014 o melhor personal trainer do mundo em concurso internacional promovido pela Life Fitness. É CEO da Koatch Academia e do World Top Trainers Certification, primeira certificação mundial para a atividade de educador físico.

SIGA-NOS NO Google News