Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cuiabá: militantes dos Direitos Humanos serão premiados

assessoria - 13 de dezembro de 2006 - 09:21

Militantes dos Direitos Humanos serão premiados nesta quinta, 14 de dezembro


As personalidades físicas e jurídicas que se destacaram na área de Direitos Humanos em Mato Grosso vão ser premiadas nesta quinta, 14 de dezembro, na Assembléia Legislativa de Mato Grosso, a partir das 19h30. É a primeira entrega do Prêmio Estadual de Direitos Humanos “Padre José Ten Cate”. A solenidade foi requerida pelos deputados Mauro Savi e Ságuas Moraes, sendo que o último é Vice-presidente da Comissão Permanente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa e autor do projeto de Lei que criou o prêmio.
A lista dos ganhadores inclui entidades, movimentos e militantes do Movimento Popular da Saúde, movimento indigenista, conselho de mulheres, movimento indígena e polícia militar.
Na categoria personalidades o prêmio será concedido in memoriam a Lourenço Fernandes de Almeida – ex-militante do Movimento Popular de Saúde e da Defesa do meio ambiente e lutador incansável pela organização popular. Lourenço morreu em julho deste ano.
Três personalidades ganharão menção honrosa pela luta em defesa dos direitos humanos: o pastor Teobaldo Witter, membro do Fórum Estadual de Direitos Humanos, presidente do Centro de Direitos Humanos Henrique Trindade e ouvidor do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso; a educadora Leiry Maria Rodrigues – que se dedica à defesa dos Direitos Humanos à Saúde, ativista do Movimento Nacional de AIDS, representante do Movimento das Cidadãs Posithivas no Estado de Mato Grosso e também representante do Centro Oeste na Comissão Nacional de DST/AIDS; a terceira personalidade a receber menção honrosa é Shelma Lombardi de Kato - Desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso designada para instalar as Varas Especializadas no atendimento de situações de Violência Intrafamiliar e Doméstica, notável defensora dos Direitos Humanos, especialmente dos Direitos das Mulheres.

Na categoria Organizações Sociais o vencedor deste ano foi o Conselho Indigenista Missionário (CIMI/MT) - organização vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que articula a defesa dos povos indígenas mato-grossenses. Os atuais coordenadores do CIMI no Estado são Mario Bordigon e Gilberto Vieira dos Santos.
Recebem menção honrosa na categoria organizações sociais o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM/MT), o Sindicato de Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde e a Ouvidoria da Polícia Militar de Mato Grosso.
O processo de afirmação do Povo Chiquitano ganhou o prêmio na categoria ações e experiências. Este Povo, composto por uma média de 250 integrantes, está trilhando um árduo processo de preservação de sua história, tradições e crenças. Uma das iniciativas envolve a formação de professores indígenas e a valorização da língua nativa.
Os Chiquitanos moram em regiões da Bolívia e áreas do território brasileiro situadas na fronteira entre a Bolívia e o Brasil, nos limites dos municípios de Cáceres, Porto Esperidião e Vila Bela, com destaque para as comunidades de Baía Bela, Corixa, Roça Velha e Morrinhos.
Quem foi Padre José Ten Cate - O homenageado Padre José Ten Cate foi homem simples e corajoso que abraçou a causa dos oprimidos (a) e se firmou como ícone na defesa do direito à vida com dignidade. Padre Jesuíta, foi militante defensor dos Direitos Humanos no Estado e ex-presidente do Centro de Direitos Humanos “Henrique Trindade”, primeiro Centro de Direitos Humanos de Mato Grosso.

SIGA-NOS NO Google News