Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

02/09/2004 15:15

CTNBio pode decidir sobre liberação de trasngênicos

Nasi Brum/ABr

O Tribunal Regional Federal reconheceu a competência da Comissãso Técnica de Biossegurança (CTNBio) para decidir sobre a liberação de produtos transgênicos. A decisão foi publicada no Diário Oficial da Justiça. Com a medida, a CTNBIO poderá retomar imediatamente a avaliação de processos para a liberação comercial de produtos geneticamente modificados.

A Comissão estava impedida de analisar processos comerciais desde 1998, quando a comercialização de soja trangênica foi contestada na Justiça por organizações não-governamentais. O argumento era de que a CTNBio entraria em conflito de competência com o Ministério do Meio Ambiente. O TRF reconheceu a competência da comissão, que poderá, inclusive, dispensar relatório de impacto ambiental quando considerar necessário.

Independentemente da decisão, o TRF manteve a ação cautelar movida pelo Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC), proibindo a comercialização da soja da multinacional Monsanto. A proibição será mantida até que o processo do caso da empresa seja julgado em definitivo.

O deputado Darcisio Perondi (PMDB-RS) comemorou a decisão, afirmando que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderá ficar mais à vontade para editar medida provisória liberando o plantio da próxima safra de soja transgênica.

A CTNBio é uma instância colegiada multidisciplinar, criada com a finalidade de prestar apoio técnico consultivo e de assessoramento ao Governo Federal. A comissão estabelece normas técnicas de segurança e emite pareceres sobre a proteção da saúde humana, dos organismos vivos e do meio ambiente, ao analisar todas as atividades com trangênicos e derivados. A CTNBio é ligada ao Ministério de Ciência e Tecnologia.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)