Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

28/01/2013 13:03

Cruz Vermelha cria força-tarefa para atender sobreviventes e parentes das vítima

Alex Rodrigues, Agência Brasil

Brasília - Por iniciativa da Cruz Vermelha no Rio Grande do Sul, representantes de várias entidades de psicologia e psiquiatria, universidades e outros órgãos de assistência psicossocial se reuniram hoje (28), em Porto Alegre (RS). O objetivo foi definir uma estratégia de atendimento gratuito às famílias das vítimas e aos sobreviventes do incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria (RS), ocorrido na madrugada de ontem (27).

“A situação é muito traumática e sabemos que, após alguns dias, vai começar a segunda onda de choque, quando há o risco de os parentes e até mesmo de os sobreviventes adoecerem. Por isso, estamos criando uma estratégia para atuar preventivamente, ajudando os governos estadual e municipal a dar apoio não apenas às famílias de Santa Maria”, disse o presidente da filial da entidade em Santa Maria, o psiquiatra Manoel Garcia Júnior, ao lembrar que muitas das pessoas mortas e dos sobreviventes se mudaram sozinhos para a cidade a fim de estudar em uma das muitas universidades da região.

Além da filial estadual mobilizar as associações de classe e universidades, a Cruz Vermelha Brasileira pediu à federação internacional da entidade que disponibilize profissionais de outros países especializados em estresse pós-traumático. A finalidade é que eles possam repassar aos voluntários em Santa Maria suas experiências no tratamento de sobreviventes e parentes de vítimas de catástrofes.

Segundo o psiquiatra, a assistência psicológica já está sendo oferecida desde ontem. Porém, as ações tendem a se tornar mais necessárias conforme os parentes das vítimas cumpram as primeiras providências práticas e comecem de fato a assimilar o impacto do episódio. “A força-tarefa vai ajudar a instrumentalizar, treinar, acompanhar, monitorar e sugerir estratégias de campanhas públicas. Entidades como a associação de psiquiatria já estão conclamando seus membros para abrirem seus consultórios a fim de atender gratuitamente as pessoas. Também estamos organizando as instituições de formação [universidades] de todo o estado a também terem horários vagos, gratuitos, para atenderem as pessoas nesta situação”, explicou Júnior.

Participaram da reunião convocada pela Cruz Vermelha representantes das associações brasileiras e estadual de Psiquiatria; sociedade estadual de Psicologia; Sindicato Médico do Rio Grande do Sul; Comitê de Psicologia da Saúde e Hospitalar; universidades Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Pontifícia Católica (PUCRS); Ministério Público Estadual; União Estadual de Estudantes e de clínicas particulares.

Hoje (28), o Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul abriu cadastro para profissionais voluntários que desejem prestar apoio aos parentes de vítimas mortas no incêndio, em Santa Maria (RS). Os psicólogos que tiverem disponibilidade para trabalhar no município devem ligar para os números (55) 3219-5299. Para atuar na capital gaúcha, Porto Alegre, o contato deve ser feito pelo telefone (51) 3334-6799, ramal 242.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)