Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Terça, 19 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Mundo Fitness: Crossfit e corrida dá para praticar os dois juntos; veja

Mundo Fitness

Portal Educação Física - 06 de maio de 2021 - 11:00

Mundo Fitness: Crossfit e corrida dá para praticar os dois juntos; veja

Crossfit e corrida de rua são duas atividades que têm “viciado” muitos praticantes por aí. Mas será que praticar ambos atrapalha o rendimento em um ou em outro? Podemos até pensar que eles são incompatíveis, concorrentes até, porém, se bem planejados, ambos podem ser aliados e trazer muitos benefícios.

Tudo depende da periodização do seu treino. A predominância do treino de corrida normalmente é cardiovascular e aeróbica. “O treinamento convencional de corrida é longo e lento. Já na prática do Crossfit, o treino é variado, com movimentos funcionais de alta intensidade relativa, acima de 80%, com predominância anaeróbia. Então, a corrida se trata de um trabalho de volume. E o Crossfit um trabalho de intensidade”, explica a atleta Daniela Watanabe, diretora da assessoria de corrida Crazy4Run e Head Coach da Crossfit Kerberos.

Crossfit é crossfit, corrida é corrida
CrossFit é um programa de força e condicionamento criado por Greg Glassman. Consiste em movimentos funcionais constantemente variados e executados em alta intensidade e domínios modais. Ao invés de usar máquinas que isolam um músculo, utiliza exercícios funcionais compostos, como burpees , que recrutam uma faixa de grupos musculares.

Os exercícios variam constantemente e nenhum WOD (workout of the day) costuma ser igual ao outro; são séries rápidas sem pausas para descanso. A coisa mais importante a saber sobre CrossFit é que ele tem a intenção de desenvolver altos níveis de condicionamento físico. Não é específico de uma modalidade.

Mas dá para misturar os dois? “Depende muito dos fatores. Quando falamos de corrida de 5 km e 10 km, o Crossfit não é concorrente. Se não estamos falando de performance, o Crossfit pode condicionar sim o corpo para a corrida de rua. Pensando em corridas de longa distância, 21 km ou 42 km, quando o atleta precisa se dedicar e fazer um treinamento específico para tal, aí sim o treino do Crossfit pode atrapalhar o seu objetivo”, explica Thiago Martinez, Head Coach na Crossfit Dádva. Neste caso, o treinador sugere que o atleta pode praticar o Crossfit para melhorar o condicionamento e a musculatura para correr melhor.

De acordo com vários livros e trabalhos de Tudor Bompa, professor titular da disciplina de Teoria e Metodologia do Treinamento da York University em Toronto, quem pratica corrida de rua aliada ao treino de força, neste caso, ao CrossFit, melhora a resistência cardiorrespiratória, aperfeiçoa a flexibilidade, agilidade, equilíbrio, velocidade, aumenta consideravelmente a força explosiva com treinos variados de intensidade e distância e melhora a coordenação motora por meio de exercícios educativos.

Crossfit e corrida podem ser tão complementares que já existiu uma modalidade do Crossfit chamada de Crossfit Endurance. Específico para a corrida, o programa CFE, desenvolvido por Brian MacKenzie, preparava um atleta para a corrida por meio da combinação de exercícios específicos de mobilidade de força – que visam o condicionamento metabólico. “Não existe mais o curso de Crossfit Endurance (CFE). Agora o CFE virou uma nomenclatura adicional, assim como CF Mobility e Gymnastics. Muitas academias de Crossfit no mundo usam esse nome para relacionar a uma atividade cardio, não necessariamente corrida”, esclarece Thiago Martinez.

No lugar do curso de CFE, entrou o The Pose Method que contempla a técnica de cada movimento desses exercícios aeróbicos. Por aqui, ainda é inédito. No The Pose, o treinador (ou praticante) irá aprender técnicas de: como correr, pular, pedalar e remar. “Apesar de ser amplo e contemplar bike e remo, eles têm como foco a corrida e o salto de corda. Quem faz o curso sai de lá com habilidades suficientes para montar um treino que tenha corrida e peso, coerente dentro do Crossfit e trabalhando todas as vias metabólicas”, explica Martinez.

Tendo em vista que as duas atividades físicas altamente viciantes, saiba dosar a combinação de Crossfit e corrida de rua para que uma não atrapalhe o rendimento da outra. É possível combinar as duas atividades, desde que você não queira ser um atleta de alto nível na corrida ou no cross-training. “O Crossfit é rendimento para tudo. O segredo é saber periodizar para não se machucar”, incentiva Martinez.

Quer uma dica para ganhar mais condicionamento com crossfit e corrida? “O ideal, e é o que eu indico para os meus alunos, é que se faça dois treinos de Crossfit voltados para Endurance na semana, sendo um treino intenso e curto com técnica de corrida (short) e outro mais longo, trial time, nos finais de semana (long). Ainda durante a semana sugiro que faça os treinos de Crossfit de 3 a 4 wods (workout of The day) e mobilidade”, sugere a atleta Dani Watanabe, diretora da assessoria de corrida Crazy4Run e Head Coach da Crossfit Kerberos.

Fontes: Thiago Martinez, Daniela Watanabe e Dr. Adriano Scaff

SIGA-NOS NO Google News