Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Criticado projeto para criar território com áreas de MS

Paulo Fernandes e Leandro Calixto / Campo Grande News - 21 de março de 2006 - 13:47

A Câmara dos Deputados irá avaliar a possibilidade de fazer um plebiscito em Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul para dividir o Pantanal desses estados. A possibilidade de fazer o referendo para a criação de um teritório está sendo discutida pela Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara.

Pela proposta, deixam de fazer parte de Mato Grosso do Sul para integrar a nova Unidade da Federação: Aquidauana, Bonito, Corumbá, Coxim, Jardim, Miranda, Porto Murtinho, Sonora, Rio Verde do Mato Grosso, Rochedo, Ladário, São Gabriel do Oeste, Pedro Gomes, Guia Lopes da Laguna, Nioaque, Rio Negro e Bodoquena. O vizinho Mato Grosso perderia os municípios de Barão de Melgaço, Cáceres, Poconé, Nossa Senhora do Livramento e Santo Antônio do Leverger. São 17 municípios de Mato Grosso do Sul e cinco do Mato Grosso.

O projeto de decreto legislativo que cria o plebiscito foi apresentado pelo deputado Fernando Gabeira (PV/RJ ), mas ainda não foi aprovada em plenário. Está na Comissão da Amazônia.

A consulta popular seria feita em Mato Grosso do Sul e em Mato Grosso. A proposta foi amplamente criticada por deputados estaduais de Mato Grosso do Sul esta manhã, na Assembléia Legislativa. Um aspecto destacada é que o Estado ficaria prejudicado com a redução do orçamento. A discussão foi levada ao parlamento pelo deputado Pedro Teruel (PT). Para ele, é preciso fazer uma campanha contra a proposta.

O deputado Sérgio Assis também fez pronunciamento contra a proposta. “Não temos que levar em consideração o que esse camarada (Gabeira) fala”, afirmou.

SIGA-NOS NO Google News