Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cristo se manifesta no mistério do sofrimento humano

Canção Nova - 03 de abril de 2015 - 11:00

Cristo localizado na entrada da cidade em frente ao cemitério de Cassilândia. (Foto: Bruna Girotto)
Cristo localizado na entrada da cidade em frente ao cemitério de Cassilândia. (Foto: Bruna Girotto)

Hoje, na Sexta-feira da Paixão de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, nós queremos contemplar o Cristo crucificado, Aquele que morre na cruz por amor a mim e a você. Nós O adoramos, O bendizemos e O aclamamos, Jesus, pelo Seu Sangue derramado na cruz por amor a nós e a toda humanidade!

A cruz, meus irmãos, não é algo passado, ultrapassado. O mistério da cruz de Cristo é o mistério da redenção e da salvação da humanidade. É por isso que nós não nos cansamos de anunciar Cristo e Jesus Cristo crucificado. Loucura para alguns; escândalo para outros, mas para nós é a manifestação mais concreta do poder de salvação do Nosso Deus.

Deus nos salva na humilhação humana. Deus nos salva no desprezo humano. O Senhor nos salva e nos abençoa naquilo que parecia ser a maior de todas as maldições: que escândalo e que horror um ser humano ser pregado na cruz, lugar dos piores bandidos, lugar de castigo. Cristo foi castigado, humilhado, mas aprendeu, com Seu sofrimento, a resgatar o sofrimento de todos nós! Sobre o Seu Corpo pairavam todas as doenças e enfermidades da humanidade, toda a dor, a exclusão. Cristo morreu por todos aqueles que sofrem!

Por isso hoje nós queremos contemplar o Cristo crucificado presente no meio de nós: nossos doentes, nossos enfermos, aqueles que sofrem no corpo, na alma e no espírito, aqueles que sofrem a dor da perda, da traição, do abandono e da solidão. Cristo se faz solidário com toda dor e com todo sofrimento humano.

No alto da cruz Ele grita: “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonastes?” (Salmos 21, 2). Ele sentiu a solidão, a ausência de Deus. Não é que Deus estivesse longe d’Ele ou O tivesse abandonado; é que esse é o sentimento que vem ao coração de muitos de nós quando passamos por provações difíceis, quando passamos por situações que parecem humanamente terríveis. Chegamos a pensar: “Será que Deus me esqueceu? Será que Ele não terá piedade de mim?”.

Ao dizer isso, Jesus se faz solidário ao nosso sentimento de abandono e solidão para dizer que está sofrendo conosco. Não sofrendo por compaixão apenas, mas porque sofreu tudo isso na própria carne, sofreu como nós sofremos e sobre Ele se juntaram todos os sofrimentos da humanidade.

Assim como o sofrimento de Cristo não foi estéril nem inútil; mas, pelo contrário, se tornou redentor, salvador e libertador, os nossos sofrimentos não podem ser em vão! Não sofra à toa, não sofra sem sentido, mesmo que você não compreenda a maneira como o sofrimento bate à sua porta, transforme todo e qualquer sofrimento em redenção! Una as dores que batem à sua porta, de uma forma ou de outra, aos sofrimentos de Cristo na cruz e ao mistério da Paixão redentora de Jesus. Desse modo o Senhor fará ser fecundo o nosso sofrimento, vai dar uma razão e uma direção àquilo pelo qual passamos ou enfrentamos.

Seja hoje uma presença consoladora a quem tem sofrimentos maiores, seja uma presença de conforto e solidariedade com aqueles que padecem na carne ou no espírito. Cristo Jesus se faz solidário e redentor com todo o sofrimento humano!

Hoje nós celebramos os crucificados e os sofredores de toda a humanidade. Olhando e contemplando cada um deles, nós contemplamos o Cristo Crucificado, Aquele que é o Salvador de todos nós!

Deus abençoe você!

SIGA-NOS NO Google News