Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Crise aumenta procura por consórcios de veículo em MS

Osvaldo Júnior com Fenabrave/MS - 04 de dezembro de 2008 - 13:39

A procura por consórcios de veículos registra fomento acentuado em Mato Grosso do Sul, seguindo a tendência nacional. De acordo com a Fenabrave/MS (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores/MS), esse comportamento é reflexo da crise financeira internacional – a maior cautela, provocada pela crise, dificulta o acesso ao crédito, o que influencia positivamente em alguns setores, como o de consórcio de veículos.

Em todo o país, a procura por consórcio de veículos cresceu 30% nos últimos dois meses, aponta a Abac (Associação Brasileira da Administração de Consórcios). Em Mato Grosso do Sul, o crescimento nas vendas também é acentuado, informa a Fenabrave.

Entre os que contabilizam avanço na vendas, está a Honda. Jairo Ferreira, do Departamento Comercial da Honda Serviços Financeiros, que representa concessionárias Honda no Estado registra um aumento de 42% de vendas de consórcios neste ano (janeiro a outubro) em relação ao mesmo período do ano passado. "Para 2009, os números devem ser ainda melhores pois o consórcio volta ser a alternativa segura de investimento", analisa.

A Fiat Enzo na Capital também registra situação diferente de vendas de cotas em relação ao ano passado. "Esperamos que o ano feche com aumento nas vendas de consórcios, mas o que já estamos vendo crescer é a utilização das cartas de créditos e também aumento no número de lances para levar os carros para casa, o que movimenta os negócios", diz Alex Alexandre Soares, gerente de vendas da Enzo.

Outra concessionária que assinala situação positiva para o setor de consórcios é a Discautol/Concessionária Volkswagen, que ainda não viu o número de vendas de cota crescer, mas registra aumento na procura pelo modelo de negócio. "Como os juros são bem menores (0, 2% contra 2,10% do financiamento) e diante da crise que tem alterado estas taxas, o interesse das pessoas pelo consórcio aumentou e acreditamos que isso vá refletir nos números de vendas de cotas para 2008", diz Rogério Ribeiro da Silva, gerente de vendas da Discautol.

A Perkal Automóveis/Revendendora Chevrolet também registra aumento do interesse dos clientes em adquirir consórcios. "Estes números devem ser maiores até o fim do ano", diz Carlos Vilamaior, gerente de vendas da Perkal.

Consórcio

Conforme a Fenabrave/MS, no consórcio não há incidência de juros, mas sim uma taxa de administração, um fundo de reserva e seguro. A oferta de crédito por parte de bancos e financeiras era abundante desde o ano passado e, por isso, o consórcio tinha pouco espaço para crescer.

SIGA-NOS NO Google News