Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 25 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Criminosos têm espaço exclusivo em presídio da Capital, denuncia OAB

Campo Grande News - 18 de janeiro de 2014 - 10:44

Durante vistoria no Presídio de Segurança Máxima de Campo Grande, a Comissão Provisória de Sistema de Direito Penitenciário e Prisional, da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Mato Grosso do Sul), constatou que um pavilhão da unidade é destinado a membros de facções criminosas, como o PCC (Primeiro Comando da Capital), que surgiu nos presídios de São Paulo (SP).

“Não saberia dizer quantas facções estão presentes lá. Eu sei que o PCC existe e parece que também tem outra facção, originada aqui no Estado, denominada de Capoeira. Mas não sei se ela se extinguiu ou se mudou de nome”, disse, nesta sexta-feira (17), o presidente da comissão, Carlos Magno Couto.

Segundo o presidente da comissão, o diretor da Máxima revelou o método de trabalho. “Eles precisam colocar esses integrantes de facções em um determinado pavilhão. Entre aspas, é como se fosse uma classificação para separar dos demais”, explicou. “Fui informado que no feminino também existem integrantes das facções. Isso é uma coisa nova para mim”, emendou.

Carlos Magno não soube precisar quantos detentos do presídio foram “classificados” como participantes de facções. Mas ele afirma que é um número muito grande. “Tenho medo de falar algo e passar uma informação equivocada. Mas é um pavilhão grande, de vários pavilhões que a Máxima tem”, contou.

Vistorias – A comissão da OAB iniciou ontem (16) uma sequência de vistorias nas cadeias públicas de Mato Grosso do Sul. A decapitação de três presos no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, no Maranhão, além dos recorrentes crimes a mando de detentos integrantes de facções criminosas, desencadeou operação de vistorias em cinco municípios de Mato Grosso do Sul.

Até o momento, os presídios de Segurança Máxima, de Trânsito e femininos, regimes aberto e fechado, além do Instituto Penal, todos em Campo Grande, foram vistoriados. Na próxima semana, unidades prisionais das cidades de Corumbá, Ponta Porã, Naviraí, Dourados, Três Lagoas e Coxim também passarão por vistorias.

SIGA-NOS NO Google News