Cassilândia, Terça-feira, 20 de Outubro de 2020

Últimas Notícias

19/07/2020 09:27

Crime: queimar lixo em terreno baldio pode gerar multa e acabar em prisão

Lei Federal prevê que autor seja preso com pena de seis meses a 1 ano de reclusão

O Pantaneiro
Crime: queimar lixo em terreno baldio pode gerar multa e acabar em prisão

O clima seco não é propício apenas para causar problemas de saúde, mas também para aumentar o número de incêndios em vegetação. Mas, o que muitos não sabem é que seja por vandalismo, ou até mesmo quem ajunta o lixo no quintal e coloca fogo, também pode ser um risco e acabar em prisão.

Nessa época do ano a umidade baixa, podendo chegar aos 30% em Aquidauana, o fato de atear fogo em vegetação, o risco das chamas se alastrarem e perder o controle é muito grande por conta do tempo seco.

Em Aquidauana, a população reclama de alguns pontos em específico, como é o caso do Jardim Aeroporto, em que moradores jogam lixo, há focos de incêndios todos os dias. O que causa prejuízos também à saúde, como é o caso de problemas respiratórios, ainda mais que sempre há crianças no local.

Conforme informações do Corpo de Bombeiros, as causas para o aumento de incêndios são as mais variadas, e vão desde vandalismo, quando alguém coloca fogo de propósito, até proprietários que colocam fogo no lixo no quintal de casa.

A causa mais frequente nos focos de incêndio em vegetação tem sido o amontoado de lixo e madeira e o ato incendiário por atuação humana, ou seja, de pessoas que utilizam a ação do fogo para a limpeza de terrenos e pastagens.

Porém em todos os casos, a prática é crime e o autor pode ser preso, conforme Lei Federal Nº 9.605/98, que diz que qualquer atividade que cause poluição ao meio ambiente e danos à saúde humana, como queimadas em lixo, matas e lotes vagos, se configuram como crime ambiental.

Denúncias: As denúncias para quem está provocando queimada urbana devem ser feitas para a Polícia Militar Ambiental.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 20 de Outubro de 2020
Segunda, 19 de Outubro de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)