Cassilândia, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

30/04/2014 07:03

Crianças que convivem com fumantes estão em risco, diz INCA

Agência do Rádio

:De acordo com o INCA, Instituto Nacional de Câncer, a fumaça do cigarro possuí mais de quatro mil substâncias que podem provocar 50 doenças diferentes, como hipertensão arterial, trombose venosa, aneurismas, cânceres de pulmão, boca e garganta. O pneumologista vinculado à Divisão de Controle do Tabagismo do INCA, Ricardo Meirelles, explica que até quem não tem o hábito de fumar pode ser prejudicado pelo tabaco, principalmente crianças que convivem com fumantes.

 

"Então as substâncias do cigarro, especialmente a nicotina e são cancerígenas, que ficam impregnadas nos móveis da residência, dentro do carro e isso depois que as substâncias são liberadas elas se decompõem virando substâncias cancerígenas que podem realmente levar a doenças e em relação até a própria criança também ela fica exposta porque às vezes ela passa a mão, o bebezinho engatinhando passa a mão no carpete, no tapete, e acaba inalando essas substâncias tóxicas podendo adoecer."

 A consultora de projetos educacionais, Grazielle Bianchi, por exemplo, é fumante há cinco anos. Ela conta que não consegue abandonar o vício, mesmo sabendo que a filha de três anos de idade está exposta à fumaça .

"A gente se sente culpada e a gente tenta fazer o máximo para não atingir ela, mas querendo ou não sempre está atingindo. É um vício como qualquer outro, eu tento não fumar lá em casa, quando eu fumo, eu fumo no banheiro, então assim estar sempre longe dela e tal, dentro do carro eu só fumo quando ela não está, mas de qualquer forma fumo dentro do carro aí fica impregnado no estofado do carro, a gente vê quando entra no carro, a gente sente, eu tento evitar, mas assim é quase inevitável."

O pneumologista do Inca Ricardo Meirelles faz um alerta à Grazielle e aos demais tabagistas que têm crianças em casa.

"O fumante tem que ter consciência que ao fumar em casa ele está prejudicando também as pessoas que ele mais gosta, que convivem com ele, e não existe um lugar seguro na residência para fumar, não existe aquele lugar, vou fumar na área, vou fumar só no meu quarto, está comprovado que qualquer lugar que ele fume vai prejudicar as pessoas que que não são fumantes, especialmente crianças que têm uma respiração aumentada e acaba tendo mais problemas respiratórios, então a ideia é realmente que as pessoas se conscientizem para não fumar em ambientes fechados, não fumar em casa."

: O pneumologista do INCA, Ricardo Meirelles, esclarece ainda que todo fumante é um dependente químico e, por isso, deve procurar atendimento médico. Criado em 2006, o Programa Nacional de Controle do Tabagismo oferta tratamento gratuito para fumantes em todo o país. Para mais informações acesse: www.inca.gov.br.

Reportagem, Hortência Guedes

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
03:14
Loteria
Terça, 06 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)