Cassilândia, Domingo, 10 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

20/09/2008 11:10

Crianças precisam ir caminhando para a escola

Agência Notisa

Pesquisadores de Santa Catarina atestaram o que o senso comum já desconfiava: alunos que vão andando para a escola têm menor tendência ao aumento de peso e, conseqüentemente, às complicações que isto pode gerar, como, por exemplo, o aumento da pressão arterial. A pesquisa dos sulistas foi realizada na região Nordeste com estudantes de 1ª a 4ª série de escolas municipais públicas (em número de 15) e particulares (cinco) da cidade de João Pessoa (PB).

Em artigo publicado na edição de agosto de 2008 dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia, Kelly Silva e Adair Lopes, do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF), do Centro de Desporto (CDS) da UFSC, explicam que 1520 escolares, de 7 a 12 anos de idade, de ambos os sexos, foram utilizados para o estudo, conduzido em 2005. As crianças responderam a perguntas sobre como se deslocavam para a escola (se de forma ativa, andando ou pedalando de bicicleta) ou passiva (levados de carro, motocicleta ou ônibus). O excesso de peso foi considerado naqueles com índice de massa corporal (IMC) > 25 kg/m2; a gordura em excesso situava-se no percentil > 85 da dobra tricipital e a pressão arterial estava aumentada no percentil > 90.

Os resultados mostram que o deslocamento passivo foi responsável por aumento de peso e de gordura. Embora ir de ônibus, carro ou moto não tenha influência diretamente no aumento da pressão arterial, os pesquisadores identificaram que a pressão arterial elevada predominou nas crianças com maior peso e gordura e alertam: “É preciso prevenir o excesso de peso, como meio de evitar o acúmulo de gordura e o aumento da pressão arterial”.

Agência Notisa (science journalism – jornalismo científico)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 09 de Dezembro de 2017
09:09
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)