Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

03/03/2005 06:28

Crianças precisam do leite de vaca, diz pesquisa

Agência Notisa

Pesquisa mostra que crianças em dieta isenta de leite de vaca e derivados apresentam menor ingestão de energia, proteínas, lipídios, cálcio e fósforo quando comparadas a crianças em dieta normal.

A alergia e a intolerância à proteína do leite de vaca ocorrem, principalmente, nos primeiros três anos de vida, e o tratamento baseia-se na exclusão do leite da dieta. No entanto, essa terapêutica requer atenção quanto à introdução de uma dieta substitutiva adequada, que atenda às necessidades nutricionais da criança, uma vez que a exclusão do leite de vaca e de seus derivados pode acarretar ingestão insuficiente de cálcio, de fósforo e de outros nutrientes essenciais a um bom desenvolvimento. Isso é o que mostram pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo em um estudo realizado com 26 crianças com prescrição de dieta isenta de leite de vaca e derivados e com 30 crianças com dieta normal.

De acordo com artigo publicado em 2004 no Jornal de Pediatria (vol.80, no.5), “mesmo nas situações nas quais se recomenda a dieta de exclusão como teste terapêutico, a avaliação da ingestão alimentar e do estado nutricional é necessária para que possíveis inadequações sejam detectadas e corrigidas”.

No estudo, os pesquisadores constataram que o grupo em dieta isenta de leite de vaca e derivados apresentou menor ingestão de energia, proteínas e lipídios quando comparado ao grupo controle. A ingestão de cálcio e fósforo também foi menor. “Os resultados permitiram constatar que a alimentação dessas crianças em dieta isenta de leite de vaca e seus derivados apresentava déficits de nutrientes, especialmente de energia e cálcio, em relação às recomendações internacionais e também em relação ao grupo controle”, afirmam no artigo.

Mesmo com o uso de complementos e fórmulas substitutas do leite de vaca na vigência da dieta de exclusão, a equipe alerta para a importância da ingestão adequada dos suplementos, uma vez que as crianças que substituíram o leite e usaram complementos alimentares estavam com déficits nutricionais: “nossos achados reforçam a necessidade de se realizar monitoramento da ingestão alimentar e do estado nutricional de crianças submetidas à dieta isenta de leite de vaca e derivados para evitar déficit de nutrientes durante a dieta de exclusão”.

Agência Notisa (jornalismo científico - science journalism)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)