Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Crianças precisam do leite de vaca, diz pesquisa

Agência Notisa - 03 de março de 2005 - 06:28

Pesquisa mostra que crianças em dieta isenta de leite de vaca e derivados apresentam menor ingestão de energia, proteínas, lipídios, cálcio e fósforo quando comparadas a crianças em dieta normal.

A alergia e a intolerância à proteína do leite de vaca ocorrem, principalmente, nos primeiros três anos de vida, e o tratamento baseia-se na exclusão do leite da dieta. No entanto, essa terapêutica requer atenção quanto à introdução de uma dieta substitutiva adequada, que atenda às necessidades nutricionais da criança, uma vez que a exclusão do leite de vaca e de seus derivados pode acarretar ingestão insuficiente de cálcio, de fósforo e de outros nutrientes essenciais a um bom desenvolvimento. Isso é o que mostram pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo em um estudo realizado com 26 crianças com prescrição de dieta isenta de leite de vaca e derivados e com 30 crianças com dieta normal.

De acordo com artigo publicado em 2004 no Jornal de Pediatria (vol.80, no.5), “mesmo nas situações nas quais se recomenda a dieta de exclusão como teste terapêutico, a avaliação da ingestão alimentar e do estado nutricional é necessária para que possíveis inadequações sejam detectadas e corrigidas”.

No estudo, os pesquisadores constataram que o grupo em dieta isenta de leite de vaca e derivados apresentou menor ingestão de energia, proteínas e lipídios quando comparado ao grupo controle. A ingestão de cálcio e fósforo também foi menor. “Os resultados permitiram constatar que a alimentação dessas crianças em dieta isenta de leite de vaca e seus derivados apresentava déficits de nutrientes, especialmente de energia e cálcio, em relação às recomendações internacionais e também em relação ao grupo controle”, afirmam no artigo.

Mesmo com o uso de complementos e fórmulas substitutas do leite de vaca na vigência da dieta de exclusão, a equipe alerta para a importância da ingestão adequada dos suplementos, uma vez que as crianças que substituíram o leite e usaram complementos alimentares estavam com déficits nutricionais: “nossos achados reforçam a necessidade de se realizar monitoramento da ingestão alimentar e do estado nutricional de crianças submetidas à dieta isenta de leite de vaca e derivados para evitar déficit de nutrientes durante a dieta de exclusão”.

Agência Notisa (jornalismo científico - science journalism)

SIGA-NOS NO Google News