Cassilândia, Quarta-feira, 26 de Abril de 2017

Últimas Notícias

27/12/2010 05:55

Crianças precisam de autorização para viajar sem os pais

Karina Lima, noticiasms

Campo Grande (MS) - Nas férias os pais que desejam viajar com os filhos ou mandá-los a passeio à casa de parentes devem ficar atentos com a documentação necessária ao deslocamento dos menores de 18 anos.

Para criança ou adolescente realizar viagem em território brasileiro é preciso autorização dos pais assinada com firma reconhecida em cartório. À declaração devem ser anexadas cópias autenticadas do documento de identificação da criança, dos pais ou responsável legal e do adulto que viaja com a criança, além dos comprovantes de residência.



Nas viagens internacionais, quando os filhos estiverem acompanhados dos dois genitores, não é preciso autorização. Quando o menor estiver com apenas um dos pais é necessária a autorização por escrito do outro, com firma reconhecida em cartório. Nos casos em que o acompanhante é o tutor não é necessária autorização judicial, desde que comprovado o falecimento dos pais, por certidão de óbito, ou documento dos genitores concordando com a viagem. Os modelos dos documentos para viagens nacionais e internacionais estão disponíveis na página virtual do Tribunal de Justiça do Estado (http://www.tjms.jus.br) acessando o link Serviços/Autorização de Viagem.

Quando a criança ou adolescente viaja desacompanhada ou com outra pessoa maior de idade é necessário autorização do juiz competente, mesmo que os pais consintam a viagem. As autorizações judiciais são emitidas pelo juiz da comarca onde o requerente reside.



As autorizações têm validade de um ano, por isso o juizado recomenda aos pais que pretendam fazer mais de uma viagem internacional no período, façam uma cópia autenticada da autorização judicial para ser entregue à Polícia Federal no momento do embarque para que o original possa ser usado mais de uma vez.



Luciana Gabas




Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 26 de Abril de 2017
Terça, 25 de Abril de 2017
Segunda, 24 de Abril de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)