Cassilândia, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

23/06/2011 08:06

Crianças mais velhas são menos criativas do que as mais novas, diz estudo

Agência Notisa

AGÊNCIA NOTISA – Publicada ano passada no periódico Estudos de Psicologia (Natal), a pesquisa “Criatividade e inteligência: analisando semelhanças e discrepâncias no desenvolvimento” aplicou testes a 172 estudantes (91 mulheres e 81 homens), da 1ª série do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, de escolas privadas e públicas de cinco cidades do interior do estado de São Paulo, para descobrir se há ou não relações significativas entre a inteligência e a criatividade.

O artigo, escrito pela professora de psicologia da PUC-Campinas Solange Muglia Wechsler e equipe, lembra que não só as definições para “inteligência” e “criatividade” sofreram mudanças nos últimos anos, não havendo uma definitiva, como as possíveis relações existentes entre as duas instâncias são divergentes. Citando artigos passados, os pesquisadores dizem que em uma pesquisa de 1978, realizada com arquitetos e pesquisadores criativos, “embora 98% tivessem um Coeficiente de Inteligência (QI) superior a 120 em testes de inteligência, eles não necessariamente alcançavam pontuação alta em testes de criatividade”. Por outro lado, há estudos, relata o artigo, que encontraram relação direta entre criatividade e inteligência, mas apenas quando esta última estava acima da média - “em outros níveis intelectuais não foram encontradas relações significativas”, afirmam os autores no texto.

Os resultados encontrados na pesquisa em questão corroboram achados anteriores de que inteligência e criatividade funcionam em separado. “Não houve correlações significativas entre inteligência e criatividade, de acordo com as medianas nos testes de inteligência”, relatam os pesquisadores. Dessa forma, eles acreditam que “a criatividade pode ser encontrada em qualquer nível de inteligência, devido a sua fraca relação com a mesma”.

Um dado destacado pelos pesquisadores foi a questão da série educacional (relacionada diretamente à maior idade), que parece influenciar os níveis de inteligência e criatividade de maneira distinta. Ao mesmo tempo em que “houve acréscimo nas habilidades cognitivas ao serem comparados estudantes do Ensino Fundamental e Médio”, foi encontrado também “um aumento do potencial criativo até a 5ª-6ª série do Ensino Fundamental, sendo seguido por um decréscimo após esse período”.

Para os autores, os métodos de ensino no Brasil explicariam o porquê desta queda, uma vez que seria mais valorizado o “decoreba” do que o estímulo a encontrar formas criativas e inovadoras de trabalhar com aquilo que é apreendido. “Estes resultados vêm confirmar a necessidade de investimento na capacitação de professores para que possam desenvolver estratégias que facilitem pensar criativamente sobre as informações dadas, ao contrário do excesso de memorização que têm predominado nas escolas”, sugerem os pesquisadores.

Para ler o artigo na íntegra, acesse: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413294X2010000300003&lang=pt.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)