Cassilândia, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

22/02/2005 15:00

Crianças com glaucoma apresentam alterações psicológicas

Agência Notisa

Pesquisa mostra que, em comparação com as crianças que não possuem dificuldades visuais, as crianças glaucomatosas têm maior ansiedade, dependência, imaturidade e dificuldade de sociabilização


O glaucoma congênito é uma doença crônica que acomete crianças nas fases iniciais de desenvolvimento e que, muitas vezes, pode levar a um comprometimento permanente da visão, assim como a alterações psicológicas, como ansiedade, dependência, imaturidade e dificuldade de sociabilização. Isso é o que mostram pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo em um estudo realizado com 15 crianças glaucomatosas e 15 crianças normais.

Todas foram submetidas a exame oftalmológico e a um teste de desenho livre. De acordo com artigo publicado na edição de novembro/dezembro de 2004 dos Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, “o teste do desenho livre, que é um meio menos usual de comunicação do que a linguagem, tem um conteúdo simbólico, no qual a criança faz a projeção da personalidade, possibilitando a manifestação mais direta de aspectos mais profundos e inconscientes”.

Os pesquisadores observaram que as crianças portadoras de glaucoma avaliadas pelo teste do desenho livre são mais imaturas, mais ansiosas, mais dependentes e se sociabilizam menos, em comparação às crianças do grupo controle. A maior diferença foi no aspecto ansiedade: enquanto no grupo com glaucoma 86,6% das crianças apresentaram ansiedade, no grupo controle o índice foi de 40%. Segundo eles, “tal fato pode estar relacionado com a dificuldade de interação que as crianças têm com o mundo, devido à condição de apresentar uma visão reduzida”.

A equipe também explicou que, no processo de desenvolvimento emocional da criança, o efeito do glaucoma, causando redução da acuidade visual, também afeta o desenvolvimento da confiança e autonomia: “a necessidade de explorar e praticar novas habilidades motoras pode ser diminuída talvez pelo fato de os pais protegerem demasiadamente e fazerem tudo pela criança, tolhendo as tentativas de emancipação dela e tornando-a dependente”.

Dessa forma, os pesquisadores alertam para a importância de as crianças com glaucoma receberem um tratamento adequado. Só assim, segundo eles, será possível que elas apresentem um desenvolvimento normal.

Agência Notisa (jornalismo científico - science journalism)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)