Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Crianças com glaucoma apresentam alterações psicológicas

Agência Notisa - 22 de fevereiro de 2005 - 15:00

Pesquisa mostra que, em comparação com as crianças que não possuem dificuldades visuais, as crianças glaucomatosas têm maior ansiedade, dependência, imaturidade e dificuldade de sociabilização


O glaucoma congênito é uma doença crônica que acomete crianças nas fases iniciais de desenvolvimento e que, muitas vezes, pode levar a um comprometimento permanente da visão, assim como a alterações psicológicas, como ansiedade, dependência, imaturidade e dificuldade de sociabilização. Isso é o que mostram pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo em um estudo realizado com 15 crianças glaucomatosas e 15 crianças normais.

Todas foram submetidas a exame oftalmológico e a um teste de desenho livre. De acordo com artigo publicado na edição de novembro/dezembro de 2004 dos Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, “o teste do desenho livre, que é um meio menos usual de comunicação do que a linguagem, tem um conteúdo simbólico, no qual a criança faz a projeção da personalidade, possibilitando a manifestação mais direta de aspectos mais profundos e inconscientes”.

Os pesquisadores observaram que as crianças portadoras de glaucoma avaliadas pelo teste do desenho livre são mais imaturas, mais ansiosas, mais dependentes e se sociabilizam menos, em comparação às crianças do grupo controle. A maior diferença foi no aspecto ansiedade: enquanto no grupo com glaucoma 86,6% das crianças apresentaram ansiedade, no grupo controle o índice foi de 40%. Segundo eles, “tal fato pode estar relacionado com a dificuldade de interação que as crianças têm com o mundo, devido à condição de apresentar uma visão reduzida”.

A equipe também explicou que, no processo de desenvolvimento emocional da criança, o efeito do glaucoma, causando redução da acuidade visual, também afeta o desenvolvimento da confiança e autonomia: “a necessidade de explorar e praticar novas habilidades motoras pode ser diminuída talvez pelo fato de os pais protegerem demasiadamente e fazerem tudo pela criança, tolhendo as tentativas de emancipação dela e tornando-a dependente”.

Dessa forma, os pesquisadores alertam para a importância de as crianças com glaucoma receberem um tratamento adequado. Só assim, segundo eles, será possível que elas apresentem um desenvolvimento normal.

Agência Notisa (jornalismo científico - science journalism)

SIGA-NOS NO Google News