Cassilândia, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

09/07/2004 11:19

Criança: falta de zinco pode explicar falta de apetite

Agência Notisa

O drama enfrentado por muitas mães se repete a cada dia: filhos que só comem doces e que na hora das refeições salgadas reclamam e acabam não se alimentando corretamente. Uma pesquisa da UNB, publicada no Jornal de Pediatria (Vol.80 n.1), revela que a carência de zinco pode ser uma das razões para a falta de apetite infantil: 85% das crianças que tiveram suplementação com zinco passaram a comer normalmente.

O estudo avaliou 40 crianças com idade entre oito meses e 5 anos, selecionadas entre pacientes atendidos no ambulatório pediátrico, a partir da queixa de falta de apetite para comida de sal. Foram formados dois grupos de 20 pacientes, sendo, a um deles, administrada suplementação com zinco. Também foi aplicado, em todos os pacientes, um formulário abordando questões relativas à duração do aleitamento materno, idade da introdução de alimentos complementares, duração da história de falta de apetite, trabalho da mãe fora do domicílio e práticas utilizadas para forçar a alimentação do paciente, entre outras questões.

Após os seis meses de observação, os pesquisadores constataram que a suplementação com zinco melhorou a aceitação de refeições de sal por crianças. Das 20 crianças que receberam suplementação com zinco, 17 recuperaram o apetite para refeições de sal.

Estima-se que 15% das consultas pediátricas de crianças com até quatro anos de idade sejam devido à falta de apetite: “o sintoma se manifesta, geralmente, após o desmame, quando se introduzem na dieta do lactente os alimentos contendo sal. Outras vezes atinge crianças maiores, após a convalescença de quadros infecciosos diversos”, dizem os pesquisadores.

Os pesquisadores destacam que, mesmo banalizada pelo pediatra, a falta de apetite infantil é uma manifestação importante, “responsável por estados de tensão e ansiedade na relação mãe/filho”. A carência do zinco poderia resultar em uma perda da capacidade de perceber sabores e odores de alguns tipos de alimentos, tornando a criança indiferente às refeições que os contenham, embora mantenha apetite normal para outras fontes alimentares.

As mães que participaram da pesquisa receberam a mesma orientação: oferecer refeições em horário regular, não constranger a criança para forçar a alimentação, não fazer comentários depreciativos se a criança recusasse o alimento, não oferecer outro alimento para compensar refeições recusadas. Também foi recomendado às mães que não criassem clima de discussão, ameaças ou premiações para obter a aceitação dos alimentos recusados, dando importância mínima à recusa alimentar.

Os pesquisadores concluíram que a suplementação com zinco pode ser um fator complementar à recuperação do apetite infantil. Para garantir maior aproveitamento desse estudo, os pesquisadores destacam a importância de que sejam feitas mais pesquisas para investigar danos causados por carências nutricionais.

Agência Notisa (jornalismo científico - scientific journalism)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)