Cassilândia, Sábado, 19 de Outubro de 2019

Últimas Notícias

12/09/2019 17:00

Criança de 8 anos é mais nova suspeita de sarampo em MS

Correio do Estado

 

Após surto de sarampo em São Paulo e também com dois casos confirmados em Mato Grosso do Sul, Corumbá notificou caso suspeito da doença em uma menina de 8 anos, segundo a Secretaria Municipal de Saúde local afirmou nesta quinta-feira (12).

Segundo o portal Diário Corumbaense', a criança esteve recentemente em Campo Grande e apresentou sintomas de sarampo. Amostra de sangue para exame comprobatório já foi encaminhada para o Laboratório Central da Saúde Pública, na Capital. A previsão é que o resultado fique pronto até o dia 16 de setembro, na próxima segunda-feira.

Ainda conforme a Pasta, a paciente, que havia sido vacinada, passa bem e a família está recebendo apoio multiprofissional da Saúde de Corumbá. Técnicos da pasta também vão realizar bloqueio, por meio de vacinação, na escola em que a menina estuda.

CASO

O primeiro caso de sarampo do ano em Mato Grosso do Sul foi confirmado no dia 4, pela Secretaria Municipal da Saúde de Três Lagoas. Conforme nota, o caso confirmado pela Vigilância Epidemiológica apontou um homem, de 52 anos, que esteve na cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo, onde apresentou os primeiros sintomas da doença.

Já o outro caso, foi confirmado no dia 9 de setembro, em um bebê de 10 meses de idade, que visitou, com a família, parentes em São Paulo de 1 a 5 de agosto e começou a apresentar os sintomas no dia 16 de agosto, em Campo Grande, onde mora.

VACINAÇÃO

O sarampo é uma doença prevenível por vacinação. O Ministério da Saúde estabelece dose zero para crianças de 6 meses a menores de 1 ano. A primeira dose para crianças que completarem 12 meses e a segunda dose aos 15 meses de idade (última dose para toda vida).

Entre os adultos que tomaram apenas uma dose até os 29 anos recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina. Quem até os 29 anos não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão de vacinação ou não se lembra precisa tomar as duas doses. Entre as pessoas de 30 e 49 anos é necessário apenas uma dose.

Todos que apresentem febre com exantema (erupção avermelhada na pele) e um dos seguintes sintomas: coriza, tosse ou conjuntivite é considerado caso suspeito de sarampo e devem procurar atendimento médico imediatamente.

A vacina é contraindicada durante a gestação pois são produzidas com o vírus do sarampo vivo, apesar de atenuado. A gestação tende a diminuir a imunidade da mulher, o que deixa o sistema imunológico mais vulnerável e, por isso, a vacina pode desenvolver a doença ou complicações. O recomendado é que a mulher que faça planos de engravidar tome todas as doses da vacina antes, podendo esta ser a tríplice ou a tetra viral, e mantenha toda a rotina prevista no Calendário Nacional de Vacinação atualizada, para se proteger e proteger o bebê.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 19 de Outubro de 2019
Sexta, 18 de Outubro de 2019
09:00
Santo do Dia
Quinta, 17 de Outubro de 2019
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)