Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Criadores propõem soluções para crise na pecuária em MS

Inara SIlva / Campo Grande News - 02 de maio de 2005 - 13:45

Os produtores rurais farão parte da comissão que prepara a visita técnica da missão européia que vem a Mato Grosso do Sul para inspecionar a produção de carne no Estado. A medida ficou definida como uma das ações a serem desencadeadas neste ano, após reunião com o governador Zeca do PT. O aval desta missão significa que o Estado poderá exportar para a União Européia.
As principais reivindicações dos veterinários e pecuaristas são a liberação dos 14 municípios de fronteira para a exportação de carne para a União Européia e Estados Unidos, reestruturação do Iagro e a revisão da pauta fiscal (valor estimado por cabeça sobre a qual incide 12% de alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para a venda de gado para outros Estados.
De acordo com o veterinário Renê Miranda Alves, os 14 municípios de fronteira sofrem para ter o certificado de área livre de febre aftosa por conta do fácil trânsito de animais entre o Brasil e o Paraguai. Outra reivindicação da comissão é uma maior agilidade do Iagro quanto à fiscalização a campo.
O governador afirmou que recebeu o grupo como uma ação despartidarizada. Segundo ele, o setor é estratégico para o Estado e, por esse motivo, tem desenvolvido ações para valorizá-lo. O governador pediu ao secretário José Ricardo Cabral (Receita e Controle) para que estude a possibilidade de se reduzir a pauta fiscal.

SIGA-NOS NO Google News