Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Criador de Cassilândia na final de programa da ABCZ

12 de maio de 2005 - 14:44

Divulgado no dia (09/05), dentro da programação da ExpoZebu 2005, o resultado do Programa Touros do Futuro I. Apenas oito dos 112 reprodutores da raça nelore que iniciaram o projeto, chegaram à final. Os animais vinham sendo avaliados geneticamente desde 2001.

A primeira etapa consistiu de uma pré seleção no banco de dados da ABCZ, seguida de avaliação feita por técnicos da ABCZ nas fazendas. Depois, os zebuínos passaram pelas Provas de Ganho em Peso em Confinamento e a Pasto nas instalações das Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu). Em 2002, os animais classificados tiveram material genético coletado. O sêmen de cada um foi utilizado para inseminar diversas fêmeas. O primeiros filhos desses touros nasceram em 2003 e no ano passado chegaram à primeira desmama.

A Embrapa Gado de Corte acompanhou o desempenho dos bovinos nascidos e analisou os dados para definir se os touros participantes do programa poderiam ser considerados de elite. Todos os oito finalistas foram classificados como positivos. Confira o nome dos reprodutores e de seus proprietários:

Criador
José Antônio Figueiredo
José Puertas Jimenez
José Cândido de Carvalho Neto
Waldimiro José Cotrim Moreira
Walter Geraigire
Est. Partezan Agropecuária
Fazendas Reunidas Santa Maria
Paulo César O. Lima e Outros

Animal
Dagoberto JF S. José
Kingdom do Pepe
Nobre das Palm.
Fissao
Kefec da Iporanga
DDD da Epa
Ebank TE da SM
Belo Indy GR

Larissa Vieira

SIGA-NOS NO Google News