Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Criado o fundo sobre mudanças climáticas

Iolano Lourenço, Agência Brasil - 29 de outubro de 2009 - 06:32

Brasília - A Câmara dos Deputados aprovou, na noite de hoje (28), o projeto que cria o Fundo Nacional sobre Mudanças do Clima. A proposta tem por objetivo financiar as ações de adaptação à mudança climática e as propostas de controle da emissão de gases de efeito estufa. Pelo texto aprovado, que depende ainda de apreciação do Senado, parte dos recursos do fundo virá da cota de 10% que cabe ao Ministério do Meio Ambiente no rateio da participação especial das empresas petrolíferas.

O fundo para financiar as ações de adpatação à mudança climática e outras do setor serão administrados por um comitê gestor vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. Ele será formado por seis representantes do Executivo e cinco do setor não governamental.

Ontem (27), a Câmara já havia aprovado o projeto que trata da questão de políticas do clima. Os projetos, segundo a avaliação dos deputados, vão possibilitar que o Brasil participe da reunião de Copenhague, na Dinamarca, no fim do ano, com propostas concretas sobre as políticas para a área ambiental.

Em outra votação, os deputados também aprovaram o projeto do Executivo que regulamenta a promoção de taifeiros da Aeronáutica. A matéria disciplina a promoção desses profissionais da ativa e da reserva a graduações superiores até o grau de suboficial. O projeto vai ainda ao Senado.



Edição: Aécio Amado

SIGA-NOS NO Google News