Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 18 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Criação do comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaiba

Adalberto Araujo - 17 de março de 2006 - 16:02

A Agência Nacional de Águas (ANA) reuniu em Brasília, terça e quarta-feira últimas, dias 14 e 15 de março, representantes do poder público municipal, estadual e membros da sociedade civil organizada de quatro estados para traçar as novas estratégias de mobilização para a criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba. A Oficina de Trabalho para a Atualização do Programa de Mobilização para a Instalação do Comitê reuniu representantes de Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, as unidades da Federação banhadas pelo Paranaíba. A mobilização nos 194 municípios que compõem a futura Bacia começa em maio.
De acordo com o gerente de Políticas de Recursos Hídricos da Semarh, que participou da oficina representando o Governo de Goiás, João Henrique Raiser, foi fixado em cinco o número de municípios-pólo em Goiás que servirão de base para a mobilização em prol do Comitê. A mobilização consiste em ações de informação sobre os benefícios da Bacia, iniciativas de conquistar o apoio da sociedade pela instalação do Comitê e no cadastramento dos interessados, desde governos até os usuários das águas dos rios que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba.
A Bacia do Rio Paranaíba é a mais importante para o Estado de Goiás, do ponto de vista econômico. A ela pertencem os principais rios que banham Goiás, como o Meia Ponte, o Corumbá, o dos Bois, o Turvo, o Verdão, o Claro, o São Marcos, o Doce, o Aporé, o Piracanjuba e outros. Além da atividade agropecuária, também a maior parte da atividade industrial do Estado e a água utilizada para o abastecimento público em Goiás sai dos rios que integram a Bacia. A previsão para que os trabalhos de mobilização terminem é o final deste ano e a instalação do Comitê da Bacia no final de 2007.

SIGA-NOS NO Google News