Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Crescimento na demanda pode levar a rejuste do gás

Cristina Indio do Brasil - Agência Brasil - 10 de agosto de 2005 - 07:07

O crescimento na demanda do gás pode levar a Petrobras a reajustar o preço do produto. A informação é do presidente da empresa, José Sérgio Gabrielli. Em entrevista exclusiva à Agência Brasil, ele informou que desde 1998 a demanda cresceu numa média de 14 % ao ano, mas somente de 2003 para 2004, superou 19%, e os dados de 2005 continuam indicando para crescimento elevado. "Esse ritmo dificilmente será sustentável em médio prazo", defendeu.

A decisão sobre o reajuste está sendo analisada na empresa, segundo Gabrielli, que destacou a concessão de benefícios em momentos de cenários internacionais diferentes. Agora, eles precisam ser avaliados: "Tivemos uma política de dar descontos para o gás a fim de estimular a demanda, em 2003 e 2004. Nós temos, hoje, um aumento de custos na Bolívia e temos um acelerado crescimento da demanda. É possível que seja necessário um certo ajuste".

O presidente da Petrobras insistiu que ainda não há uma decisão final sobre o reajuste. E disse que esse não é o único problema a afetar o mercado de gás no Brasil: o setor enfrenta as questões regulatórias na Bolívia, que hoje é responsável por cerca de 20 milhões de metros cúbicos por dia, dos 34 milhões que o mercado brasileiro consome, e ainda os problemas na construção da infra-estrutura logística.

"Temos discutido a possibilidade de retomar maior flexibilidade no uso de combustíveis, portanto, permitir o uso de combustíveis distintos, não apenas o gás. Nós estamos trabalhando nisso", acrescentou

SIGA-NOS NO Google News