Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quinta, 28 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Crescem as devoluções de cheque por falta de fundos, mostra pesquisa da Serasa

Marli Moreira, Agência Brasil - 18 de abril de 2011 - 11:53

São Paulo – O número de documentos devolvidos por falta de fundos em março chegou a 1,8 milhão, o que representa 2,13% do total compensado no período (88,2 milhões). No mês anterior, a taxa ficou em 1,83% (1,4 milhão de cheques devolvidos). O aumento registrado em março foi o terceiro consecutivo.

Já no período de janeiro a março, a inadimplência é a menor dos últimos seis anos, segundo o levantamento da empresa de consultoria Serasa Experian. De um total de 255,1 milhões de cheques compensados, 1,89% não tinham fundos (4,8 milhões). No mesmo período de 2010, a taxa alcançou 1,92% (5,4 milhões de documentos).

De acordo com a análise técnica da Serasa, o aumento registrado em março foi provocado em parte por fatores sazonais. As famílias têm despesas maiores nessa época do ano por causa do pagamento do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), da compra de material escolar, e de despesas com férias e viagens ou entretenimento no feriado do carnaval. Além disso, segundo a empresa, os consumidores “enfrentam o aumento da inflação, que reduz o poder aquisitivo do consumidor, e o aperto monetário, fundamentado nos juros altos para controle dos preços, o que também encarece o crédito”.

No comunicado, a Serasa também destacou que alguns estabelecimentos voltaram a utilizar o cheque pré-datado para o financiamento ao consumidor como efeito da elevação do custo do crédito.

Edição: Juliana Andrade

SIGA-NOS NO Google News