Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Quarta, 24 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cresce o número de jovens envolvidos com álcool e drogas

22 de outubro de 2008 - 07:32

Entre dez e vinte por cento das crianças e adolescentes sofrem de algum tipo de transtorno mental, de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde. Transtornos de comportamento, de ansiedade e hiperatividade são os mais comuns. Mas, nos últimos anos, tem crescido o número de casos envolvendo consumo de álcool e drogas entre jovens. Quem explica é a coordenadora-adjunta de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Karime Porto.


"Há um grande problema relacionado a álcool e drogas na população. Vem crescendo os transtornos decorrentes do uso de álcool e outras drogas. Nós precisamos encontrar melhores respostas para a nossa juventude brasileira: o que é esse sintoma do aumento do uso de álcool e drogas na população? Eu acho que a gente tem que entender melhor esses processos para poder responder melhor a eles nessas áreas interfaces, não só da saúde, mas da educação, da justiça, da cultura, entre outros."

De acordo com Karime Porto, a rede de saúde mental que atende casos envolvendo álcool e drogas é a que mais cresce a cada ano. Em dois mil e dois, eram trinta e sete Centros de Atenção Psicossocial. Hoje, são quase mil. E, para o ano que vem, o Ministério da Saúde quer cadastrar mais duzentos.

Reportagem, Marcelo Brito

SIGA-NOS NO Google News