Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 19 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cresce o número de indústrias de fertilizantes autuadas

Bárbara Lobato /ABr - 18 de setembro de 2007 - 09:42

Brasília - O número de empresas que usavam fertilizantes fora do padrão de qualidade autuadas no primeiro semestre deste ano é 52% superior ao do segundo semestre de 2006, aponta pesquisa divulgada hoje (17) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Dos 3 mil fertilizantes analisados, 682 foram reprovados pelo índice de qualidade do ministério – cerca de 230 a mais que no semestre anterior. Foram fiscalizadas 1.774 empresas, separadas por grupos, segundo o coordenador de Fertilizantes, Inoculantes e Corretivos do ministério, José Guilherme Tollstadius.

“O grupo de fertilizantes minerais simples [uréia e sulfato de amônia], por exemplo, apresentou uma evolução, com resultado positivo acima de 93% dentro da garantia – no semestre passado esse índice estava em torno de 82%”, disse.

Já os fertilizantes mistos, os mais usados pelos agricultores, segundo Tollstadius, apresentaram queda em relação à qualidade, de 76% para 75%, "um percentual alto fora da garantia”. São analisados 13 nutrientes e o valor varia conforme a qualidade de um deles, que "interfere nos demais produtos", explicou.

O presidente da Comissão de Grãos da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), Macel Caixeta, disse que o governo precisa intensificar a fiscalização sobre a comercialização de fertilizantes, a fim de garantir segurança para o produtor rural e para o abastecimento.

“Este ano os preços [dos fertilizantes] aumentaram, o que foi até denunciado em audiência pública, mas o governo não tomou qualquer atitude para frear esse aumento, definido pelas multinacionais", destacou.

Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul são os estados que mais fazem uso de fertilizantes na produção agrícola.

A multa para as indústrias ou para quem comercializa fertilizantes varia de acordo com o produto. No primeiro semestre, o ministério recolheu cerca de R$ 1,6 milhão em multas.


SIGA-NOS NO Google News