Cassilândia, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

15/03/2014 17:42

Cresce número de comissionados nos Estados; MS é uma das nove exceções

Campo Grande News

A quantidade de funcionários públicos nomeados por indicação política, os chamados comissionados, cresceu na maioria dos Estados do País, segundo levantamento divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas). Houve uma aumento de 10.386 servidores em cargos de confiança ou contratados sem concurso. Mato Grosso do Sul, porém, é uma das nove exceções.

[Os governos estaduais ampliaram, no ano passado, a proporção de funcionários comissionados ou temporários, em detrimento das posições ocupadas por servidores que passaram por concurso público. Enquanto nos 26 Estados e no Distrito Federal, entre 2012 e 2013, aconteceu uma redução de 0,3% nos funcionários efetivos, representando 8.324 servidores a menos, houve aumento de 9,9% nos cargos comissionados, 13,6% nos trabalhadores sem vínculo permanente e de 10,7% nos estagiários.

Só nove unidades da federação reduziram os postos preenchidos por nomeações: Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rondônia e Santa Catarina, segundo informações da Revista Veja. Nos demais, houve aumento nos cargos comissionados. As maiores elevações foram registradas no Amapá (199,9% vagas a mais para cargos de confiança), Ceará (115,7%), São Paulo (90,2%) e Tocantins (85,5%).

Os números mostram que o aumento da população não pode servir de justificativa para o aumento dos cargos comissionados e temporários. Os dois estados com a maior expansão populacional de 2012 a 2013 foram Rondônia (8,7% a mais de habitantes) e Espírito Santo (7,3%). Nestas unidades da federação houve queda na quantidade de cargos de confiança, respectivamente, de 4,2% e 4,9%. Também diminuiu o total de servidores nos dois estados em 2% no caso de Rondônia e em 3,2% no caso do Espírito Santo.

A pesquisa foi realizada pela segunda vez em 2013.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 02 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do Dia
Quinta, 01 de Dezembro de 2016
11:00
Mundo Fitness
10:00
Receita do Dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)