Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 29 de Março de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Cresce a adesão de produtores ao Sidago

De 15 de março deste ano, quando tiveram início as medidas de isolamento social, até 30 de junho, 12.427 produtores rurais de Goiás aderiram ao sistema

Governo de Goiás - 05 de julho de 2020 - 12:30

Cresce a adesão de produtores ao Sidago

O número de produtores rurais que passaram a utilizar meio eletrônico, o Sistema de Defesa Agropecuária de Goiás (Sidago), da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) registra crescimento considerável este ano, principalmente no período mais crítico da pandemia do novo coronavírus.

De 15 de março deste ano, quando tiveram início as medidas de isolamento social, até 30 de junho, 12.427 produtores rurais de Goiás aderiram ao Sidago. Se considerado todo o primeiro semestre, o número de produtores com login e senha no Sidago saltou de 43.663 para 56.382, ou seja, 12.719 a mais, um crescimento 29,12% nos últimos seis meses.

O presidente da Agrodefesa, José Essado, destaca que este incremento é resultado do esforço continuado da Agência em divulgar a importância do uso do Sidago, seja por meio de seu site e mídias sociais institucionais, seja pelo trabalho desenvolvido por seus profissionais nas Unidades Locais e Regionais, e também pelas parcerias firmadas com outras entidades para atendimento aos produtores, especialmente cooperativas e sindicatos rurais.

O maior crescimento neste semestre decorreu também da recomendação feita pela Agrodefesa aos pecuaristas possuidores de rebanho superior a 200 cabeças, que apresentassem suas declarações de vacinação em meio eletrônico, para evitar aglomerações nos escritórios da Agência em decorrência da Covid-19.

Aplicativo Sidago
Outra ferramenta lançada no início desse ano e que proporciona comodidade aos produtores rurais é o aplicativo Sidago, que permite a emissão de Guias de Trânsito Animal – GTAs, Notas Fiscais e boletos de DARE em celulares Android, conectados à internet. A GTA emitida no aplicativo não precisa ser impressa, eliminando completamente o uso de papel, que é substituído por um QR Code. Este, após ser emitido, é compartilhado com o transportador de animais que precisa ser identificado no preenchimento da guia. Para pagar o DARE da GTA o produtor não precisa ir ao banco. Do próprio aparelho celular ele faz o pagamento, desde que opere conta bancária em meio eletrônico.

A utilização do Sidago e do Aplicativo Sidago traz uma série de vantagens aos produtores rurais, pelas facilidades que oferece, já que muitos serviços podem ser feitos em casa, evitando deslocamentos desnecessários, reduzindo gastos e perda de tempo. Conforme José Essado, a Agrodefesa continua empenhada em mostrar aos produtores rurais a importância da adesão ao sistema eletrônico, processo que é muito simples.

Como proceder
O link para acessar a ferramenta está disponível na capa do site da Agrodefesa (www.agrodefesa.go.gov.br). Ao abrir o link Sidago, o produtor terá todas as informações para fazer o cadastro e obter login e senha. A senha poderá ser solicitada através do próprio Sidago, clicando no link Primeiro Acesso Produtor, após anexar os documentos solicitados pelo sistema. O pedido de senha será encaminhado à unidade da Agrodefesa do município onde se localiza a propriedade, que avaliará a documentação e liberará o acesso.

Essa avaliação demora, em média, de 1 a 10 dias. Ao se constatar a conformidade das informações, o produtor recebe a senha em seu e-mail. A senha poderá ser usada tanto no acesso ao sistema do Sidago quanto no uso do Aplicativo Sidago, já disponível na Play Sotore. Após a adesão, o produtor rural que pedir a senha fica sujeito às cláusulas da Instrução Normativa nº 2/2018 da Agrodefesa.

Para facilitar a adesão, há um Manual de Uso do Sistema, com o passo a passo de como solicitar senha no Sistema. A senha de acesso é concedida aos proprietários ou possuidores de estabelecimentos rurais localizados no Estado de Goiás, após cadastro na Agrodefesa e com Inscrição Estadual na Secretaria da Fazenda do Estado de Goiás.

Serviços oferecidos

Emissão de Guias de Trânsito Animal Eletrônica (e-GTA
Emissão de Autorização e Permissão de Trânsito de Vegetais (ATV e PTV)
Consulta e impressão da 2ª via de documentos emitido
Extrato de movimentação de rebanho
Ficha completa da propriedade contendo dados cadastrais, saldo de rebanho por espécie, vacinações realizadas
Declaração de vacinação
Cadastro das áreas de produção agrícola
Recepção de receitas agronômicas de agrotóxicos
Emissão de Documentos de Arrecadação de Receitas Estaduais – DARE.1
Emissão de Nota Fiscal Eletrônica

Acesse o Manual de Uso do Sidago e do Aplicativo.

SIGA-NOS NO Google News